Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/BA denuncia três pessoas por comércio ilícito de seguros de veículos

    Os réus cometeram crime contra o sistema financeiro, por operar instituição financeira sem autorização e podem ser condenados a reclusão de 1 a 4 anos e multa.

    há 10 anos

    O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou Rogério Sales Santos, Roberto Carlos Moreira e Tailana Gomes Santos por comercializarem ilicitamente seguros de veículos automotores em Salvador (BA) sem autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão responsável por fiscalizar o mercado segurador. A denúncia foi recebida pela Justiça Federal em 24 de abril.

    Segundo o artigo 16 da Lei nº 7492/86, que define os crimes contra o sistema financeiro, é crime operar instituição financeira sem a devida autorização, ou com autorização obtida mediante declaração falsa. A quadrilha operava sob o pretexto de ser uma associação sem fins lucrativos, de nome fantasia Protege Mais, sediada no Cabula Master Shopping, situado no bairro do Cabula. A oferta de seguros também era feita em vídeo do You Tube, que menciona a existência de filiais nos bairros da Boca do Rio, Cajazeiras e Pituba todos na capital baiana.

    Segundo o procurador da República André Batista Neves, autor da denúncia, na tentativa de disfarçar seu real negócio, a Protege Mais tenta se apresentar como uma associação. Entretanto, o material apreendido e a percuciente análise empreendida pela Susep não deixa dúvidas que, em verdade, a empresa gerida pelos denunciados comercializava seguros automotivos.

    Pedidos O MPF requereu que, ao final do processo, os réus sejam condenados conforme o artigo 16 da Lei nº 7492/86, cuja penalidade prevista é de reclusão de um a cinco anos e multa; e os artigos 66, e 76, I do Código de Defesa do Consumidor, com penalidade prevista de detenção de três meses a um ano, além de multa.

    Número para consulta processual na Justiça Federal: 15013-77.2014.4.01.3300

    Assessoria de Comunicação

    Ministério Público Federal na Bahia

    Tel.: (71) 3617- 2295/2296/2299/2474/2200

    E-mail: prba-ascom@mpf.mp.br

    www.twitter.com/mpf_ba

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações290
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ba-denuncia-tres-pessoas-por-comercio-ilicito-de-seguros-de-veiculos/117925636

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)