Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/ES recomenda ao ICMBio publicar no site os autos de infração lavrados

    Site possui apenas a lista de áreas embargadas pelo Ibama. MPF deu prazo de 10 dias para que o Instituto Chico Mendes confirme a ciência do documento e acate a recomendação, tendo 20 dias para comprovar o atendimento da demanda

    há 10 anos

    O Ministério Público Federal em São Mateus (MPF/ES) recomendou ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que publique em seu site todos os autos de infração lavrados por suas coordenações regionais. Atualmente, o site possui apenas a lista de áreas embargadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e não contém aquelas embargadas pelo próprio ICMBio.

    A Lei nº 10.650/2003 prevê, em seu artigo , III, que dados e informações existentes nos órgãos e entidades do Sistema Nacional do meio Ambiente (Sisnama) devem ser publicados em Diário Oficial e ficar disponíveis, no respectivo órgão, em local de fácil acesso ao público. Além disso, O Decreto nº 6.514/2008 determina a prévia divulgação de lista oficial de áreas embargadas pelos órgãos ambientais, o que não está sendo respeitado pelo ICMBio.

    A recomendação partiu do Inquérito Civil Público (ICP) 1.17.003.000082/2013-32, instaurado para apurar medidas visando inibir e reparar a degradação ambiental de área de mata atlântica no entorno da Rebio Sooretama, no Córrego do Jacaré, em São Mateus. O local já foi alvo de diversos embargos realizados tanto pelo ICMBio quanto pelo Ibama. Contudo, no site do Instituto Chico Mendes, apenas encontra-se a lista de áreas embargadas pelo Ibama.

    A recomendação, segundo a procuradora da República Walquiria Imamura Picoli, tem a finalidade de dar publicidade à lista de áreas embargadas pelo ICMBio e, com isso, tornar acessível a toda a sociedade e, principalmente, aos consumidores de boa-fé, onde se encontram as áreas e quem são os proprietários causadores de danos ao meio ambiente. Com a medida, também será possível multar aqueles que adquirem, intermedeiam, transportam ou comercializam produto ou subproduto produzido sobre área objeto de embargo.

    O MPF/ES deu prazo de 10 dias para que o Instituto Chico Mendes confirme a ciência do documento e acate a recomendação, tendo 20 dias para comprovar o atendimento da demanda.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal no Espírito Santo

    E-mail: ascom@pres.mpf.gov.br

    Telefone: (27) 3211-6444 / 3211-6451

    www.twitter.com/MPF_ES

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações165
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-es-recomenda-ao-icmbio-publicar-no-site-os-autos-de-infracao-lavrados/119360002

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)