Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF defende manter vinculação do Brasil à Convenção 169 da OIT

    Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública sobre o tema

    há 10 anos

    Durante audiência pública nesta quarta-feira, 3 de junho, na Câmara dos Deputados, o Ministério Público Federal (MPF) defendeu que a vinculação do Brasil à Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) seja mantida. A possibilidade de revogação foi colocada em pauta pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural a pedido do deputado federal Paulo Cesar Quartiero.

    Adotada em 1989 e ratificada pelo Brasil em 2004, a Convenção 169 da OIT é o principal tratado internacional sobre direitos de povos indígenas e tribais (saúde, educação, trabalho, usufruto da terra, entre outros). Pela norma, quando há possibilidade de que sejam afetados, tais povos devem ser consultados antes da implementação de políticas e programas de desenvolvimento promovidos pelo Estado (construção de hidrelétricas e estradas, por exemplo) ou da definição de medidas legislativas ou administrativas.

    Segundo o subprocurador-geral da República Luciano Mariz Maia, que representou o MPF, ainda que o Brasil quisesse, o principio jurídico do não retrocesso social impede que o país reduza garantias já reconhecidas em relação a direitos humanos. Maia argumenta ainda que a Convenção é compatível como uma série de princípios previstos da Constituição de 1988, como a eliminação das desigualdades, a vedação do preconceito e da discriminação e a participação popular.

    Outro ponto imprescindível ao debate, na visão do subprocurador-geral da República, é que a Convenção 169 da OIT não é o único instrumento internacional a tratar da temática. A Convenção é uma explicitação atualizada de vários compromissos internacionais assumidos pelo Brasil e que permaneceriam vigentes, diz.

    Maia cita ao menos três exemplos. Primeiro, o país ratificou a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, assinada em 1966 no âmbito da Organização das Nações Unidas. Além disso, o Brasil é signatário desde 1992 do Pacto internacional sobre direitos civis e políticos, também das Nações Unidas, cujo artigo 27 trata especificamente sobre o direito de minorias étnicas, religiosas ou linguísticas à manutenção de vida cultural, religião e língua próprias. Neste caso específico, o comitê que monitora o pacto expediu recomendacao, em 1994, afirmando que o gozo desses direitos pode exigir medidas jurídicas positivas de proteção e medidas para garantir a participação efetiva de membros de comunidades minoritárias nas decisões que os afetam.

    A Corte Interamericana de Direitos Humanos proferiu sentença no caso Saramaka vs. Suriname reconhecendo como obrigação de todos os Estados membros (Brasil incluído) assegurar o direito dos povos indígenas e das minorias de ser consultados e manifestar consentimento ou não em relação aos temas que possam afetar suas vidas.

    Em relação ao formato da audiência, o subprocurador-geral observou que os maiores interessados não tiveram assento reservado na mesa de discussão: Senti falta de índios, ciganos e quilombolas, que deveriam ter sido chamados para expressar suas opiniões.

    Outros órgãos Os representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Defesa manifestaram-se em linha semelhante à do MPF. Alexandre Peña Ghisleni, diretor do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais do MRE disse que a permanência na OIT significa que o patamar civilizatório do Brasil segue em elevação. Segundo ele, é uma atitude coerente com a postura brasileira junto a organismos internacionais de direitos humanos e de um país que pretende se apresentar como líder mundial.

    Já o coronel Rodrigo Martins Prates, assessor da Seção de Políticas Setoriais da Subchefia de Política e Estratégia do Estado-Maior, disse que Ministério da Defesa defende a manutenção da Convenção porque a considera fator de coesão nacional, de reconhecimento da pluralidade étnica e de respeito à diversidade.

    Confira quem foram os demais participantes e a íntegra da audiência pública

    Veja também como foi recente seminário promovido pelo MPF sobre os 10 anos da aplicação da Convenção 169 da OIT no Brasil

    Secretaria de Comunicação Social

    Procuradoria Geral da República

    (61) 3105-6404/6408

    Twitter: @MPF_PGR

    facebook.com/MPFederal

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações146
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-defende-manter-vinculacao-do-brasil-a-convencao-169-da-oit/122347073

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)