Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PGE pede que TSE julgue recurso contra absolvição de Skaf

    TRE julgou improcedente ação da PRE/SP que questionou propaganda institucional da Fiesp, nas quais Paulo Antônio Skaf, presidente da entidade e, à época notório pré-candidato ao governo do estado de São Paulo, aparece de forma reiterada

    há 10 anos

    O vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) parecer favorável à subida, para a corte, do recurso (REsp) da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo que pretende reverter decisao do TRE/SP que julgou improcedente representação por propaganda eleitoral antecipada promovida por Paulo Antônio Skaf.

    Na representação, julgada em 15 de maio último pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo questionou propaganda institucional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em rádio e televisão, nas quais Paulo Antônio Skaf, presidente da entidade e, à época notório pré-candidato ao governo do estado de São Paulo, aparece de forma reiterada, manifestando-se sobre os mais variados assuntos de interesse político comunitário, ao tempo que enaltece suas realizações a frente da FIESP. Atualmente, ele concorre ao cargo de governo do estado de São Paulo pelo PMDB.

    Por maioria de votos, o TRE-SP, naquele julgamento, decidiu que não restou caracterizada propaganda eleitoral antecipada, ainda que de forma subliminar, nas propagandas institucionais da FIESP, SESI e SENAI veiculadas durante o ano de 2013 e 2014.

    Diante da decisão, a Procuradoria Regional recorreu, interpondo recurso especial eleitoral, no qual pretende que a decisao do TRE/SP seja reformada pelo TSE. No entanto, o presidente da Corte Regional Eleitoral de São Paulo negou seguimento ao referido recurso por entender que não estavam presentes os requisitos legais para a sua admissão.Em razão desta decisão monocrática, a PRE-SP interpôs o agravo de instrumento (AI 24-11), a fim de que o recurso eleitoral possa ser julgado pelo TSE.

    A Procuradoria Geral Eleitoral emitiu parecer no agravo, combatendo os argumentos da decisão do presidente do TRE/SP. Segundo o Vice-Procurador-Geral Eleitoral, Eugênio Aragão: Não assiste razão aos agravados, quando alegam a incidência Súmula nº 182 do Superior Tribunal de Justiça. Com efeito, o recorrente indicou com clareza o dispositivo de lei federal que entende violado, in casu o artigo 36, caput da lei 9504/97. Outrossim, infirmou os fundamentos da decisão que não admitiu o recurso especial, notadamente, a comprovação da ocorrência de dissidio pretoriano, avalia Aragão.

    O representante do Ministério Público Federal ainda informou que os julgados presentes no recurso especial têm similitude fática e jurídica com o caso julgado no TRE-SP, uma exigência para que o pedido seja julgado pelo TSE, o que não foi reconhecido pelo TRE/SP. No caso, os referidos julgados se debruçam sobre exposição excessiva do notório pré-candidato, em clara promoção pessoal com conotação eleitoral. Além disso, os arestos trazem o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral no sentido de que, para fins de propaganda eleitoral extemporânea, especialmente em sua forma dissimulada, é necessário examinar todo o contexto em que se deram os fatos, não devendo ser observado tão somente o texto da mensagem, mas também todas as outras circunstâncias, argumenta Aragão.

    Por fim, o vice-procurador-geral eleitoral manifesta-se pelo provimento do agravo para que o recurso especial possa ser apreciado no TSE e, assim, reverta-se a decisao do TRE/SP, condenando Paulo Antônio Skaf por propaganda eleitoral antecipada.

    Secretaria de Comunicação Social

    Procuradoria Geral da República

    (61) 3105-6404/6408

    Twitter: MPF_PGR

    facebook.com/MPFederal

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações75
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pge-pede-que-tse-julgue-recurso-contra-absolvicao-de-skaf/133667016

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)