Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pescador não pode ser obrigado a sindicalizar-se para receber seguro-desemprego

    há 15 anos

    A Lei nº 10.779 /2003, que obriga o pescador profissional que exerce a atividade de forma artesanal a apresentar atestado de filiação à Colônia de Pescadores para ter direito ao benefício do seguro-desemprego durante o período de defeso é inconstitucional. Essa foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em ação direta de inconstitucionalidade (ADI 3464) , ajuizada pelo ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles contra a norma.

    Os ministros acataram, por unanimidade, o entendimento do Ministério Público Federal de que a exigência desse documento viola o princípio da livre associação profissional previsto no artigo , inciso V , e parágrafo único da Constituição Federal , pois o pescador acaba sendo obrigado a filiar-se a uma colônia de pescadores para obter o seguro-desemprego durante o período de defeso. Nesta época, a pesca é suspensa para garantir a reprodução das espécies e os pescadores têm direito a um salário mínimo se comprovarem o exercício da profissão no Ministério do Trabalho.

    Acompanhando o relator da ação, ministro Menezes Direito, os demais ministros consideraram que a lei não apenas fere o direito fundamental de liberdade de associação, mas gera graves conseqüências aos que não se filiarem, pois o recebimento do seguro-desemprego é imprescindível à sobrevivência do pescador no período de defeso.

    A partir da decisão do STF, o Ministério do Trabalho deverá substituir a exigência de filiação à Colônia de Pescadores por outros documentos previstos na lei, tais como registro de pescador profissional emitido pela Secretaria Especial de Agricultura e Pesca ou comprovante de inscrição no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) como pescador.

    Secretaria de Comunicação Social

    Procuradoria Geral da República

    (61) 3105-6404/6408

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1578
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pescador-nao-pode-ser-obrigado-a-sindicalizar-se-para-receber-seguro-desemprego/155912

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 15 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 3464 DF

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 15 anos

    Comissão equipara associação e sindicato a colônia de pescador

    Stefanie Martins Botelho, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Termo de Quitação de Contrato de Compra e Venda

    Sindicatos e associações de pescadores podem fornecer atestados a seus filiados para fins de seguro-desemprego

    Guilherme Bianchini, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Ação ordinária de obrigação de fazer, com pedido de tutela de urgência de natureza antecipada - inaudita altera parte

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)