Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/PB faz recomendação à PM e Bombeiros sobre remoção de servidores em Campina Grande

    há 15 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em Campina Grande (PB) recomendou ao comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba e ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Paraíba que indiquem, expressamente, o motivo real da remoção de servidores para outros municípios no estado.

    Conforme a recomendação, os comandantes terão que indicar se a remoção foi a pedido ou por necessidade do serviço. Também terão que apresentar a motivação da transferência em ato devidamente fundamentado, após procedimento administrativo correspondente, em que seja observado, inclusive, o período mínimo de permanência em uma mesma OPM (Organização Policial Militar) ou guarnição, sob pena de improbidade.

    Recomendou-se ainda que as remoções devem ser publicadas em órgãos oficiais, explicitando o motivo que lhes deram causa.

    O MPF concedeu aos comandantes prazo de cinco dias, contados da data do recebimento da recomendação, para que informem as providências que foram tomadas. No caso de desacolhimento parcial ou total do que foi recomendado, os comandantes deverão informar os motivos.

    Mandados de segurança - A recomendação foi feita a partir de procedimento administrativo instaurado pelo MPF para apurar se os militares estariam utilizando esse expediente para ingressar no curso de medicina, um dos mais concorridos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

    Segundo a procuradora da República Acácia Soares Peixoto Suassuna, autora da recomendação, o MPF já recebeu seis mandados de segurança contra o pró-reitor de ensino da UFCG. Os mandados se referem a indeferimentos de pedidos de transferências ex officio de cursos diversos para o curso de medicina, no campus de Cajazeiras (PB).

    Consta na recomendação que os pedidos de transferência de curso teriam sido baseados em remoção de policiais militares e bombeiros para a cidade de Cajazeiras, havendo suspeitas de que tais remoções ocorreram a pedido dos servidores, em vista da ínfima motivação desses atos.

    Para o Ministério Público, a exigência do vestibular para acesso às vagas de universidades, tanto públicas quanto particulares é incontornável, ressalvadas as hipóteses estritamente legais.

    Remoção de ofício e a pedido - Existe uma diferença entre remoção de ofício (ex officio) e remoção a pedido. A primeira é o deslocamento de servidor em virtude de interesse da Administração. Neste caso, é feita atendendo os critérios da Administração e não há vontade do interessado. Já na segunda, a remoção é solicitada pelo servidor.

    Na recomendação, o MPF cita o exemplo de dois bombeiros que solicitaram remoção para Cajazeiras e tiveram seus pedidos deferidos como sendo por interesse do serviço público. Segundo a Lei nº 9.536/97, a relotação de servidor não é motivo hábil para fundamentar a transferência de curso ex officio.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República na Paraíba

    Fone:(83) 3044-6258

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações419
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-pb-faz-recomendacao-a-pm-e-bombeiros-sobre-remocao-de-servidores-em-campina-grande/1605420

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)