Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/AM denuncia ex-dono de bingo eletrônico por uso de documento falso

    Antônio Carlos Baima Magalhães, sócio-proprietário do extinto bingo Amazorte, utilizou documentos falsos perante a Delegacia da Receita Federal em Manaus

    há 9 anos

    O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) denunciou o sócio-proprietário da empresa Amazorte Sorteios Amazônicos Ltda, Antônio Carlos Baima Magalhães, por uso de documentos de arrecadação de receitas federais (Darf) falsos perante a Delegacia da Receita Federal em Manaus. A empresa de sorteios eletrônicos promoveu o bingo Amazorte de 1996 a 1999, vinculado à Federação Amazonense de Atletismo (Feama).

    As fraudes foram descobertas a partir de um pedido de revisão de débitos inscritos na dívida ativa da União, apresentado ao Centro de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal em 2007 por um representante legal da Feama, no intuito de suspender a cobrança mediante a comprovação da extinção dos débito, com a apresentação dos comprovantes de pagamento anexados ao pedido. Após submeter os documentos à análise das Delegacias Especiais das Instituições Financeiras e dos respectivos bancos, constatou-se que as autenticações eram falsas.

    Em depoimento colhido durante a investigação, o denunciado confirmou que exercia a função de diretor financeiro e administrava toda a empresa, coordenando e autorizando os pagamentos de tributos e despesas e recebendo toda a documentação contábil da Amazorte.

    De acordo com a denúncia do MPF/AM, foram apresentados oito Darfs falsos com valor nominal supostamente de R$ 218.607,52. Por esse motivo, o órgão pede a condenação cumulativa de Antônio Carlos Baima Magalhães por uso de papéis públicos falsificados. O crime está previsto no parágrafo primeiro do artigo 293 do Código Penal. Em caso de condenação, a pena varia de dois a oito anos, podendo ser aumentada em função da prática de vários crimes em uma mesma ação.

    A ação penal tramita na 2ª Vara Federal no Amazonas sob o número 9276-73.2012.4.01.3200. O MPF pediu urgência na tramitação do processo em função do risco de prescrição. Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no Amazonas

    (92) 2129-4734 / (92) 98415-5277

    pram-ascom@mpf.mp.br

    twitter.com/mpf_am

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações319
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-am-denuncia-ex-dono-de-bingo-eletronico-por-uso-de-documento-falso/165183472

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)