Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF denuncia radialista por crime de exploração de prestígio

    há 15 anos

    A procuradora da República em Mato Grosso Ludmila Bortoleto Minteiro ofereceu denúncia contra o radialista Júlio Cezar Coelho, por praticar, por duas vezes, crime de exploração de prestígio contra o Ministério Público Federal.

    A denúncia cita duas ocasiões em que Júlio Cezar teria pedido vantagem com falsa promessa de conseguir influenciar o MPF por meio do procurador da República Mário Lúcio de Avelar. Na primeira delas, para obter perdão de uma dívida com a empresa Todimo, Júlio Cezar prometeu a Flaviano Taques Figueiredo, advogado responsável pela cobrança da dívida, que conseguiria suspender a investigação sobre o licenciamento ambiental da Fazenda São Domingos, que também era defendida pelo advogado.

    Segundo a procuradora da República Ludmila Bortoleto Minteiro, em outra ocasião o acusado afirmou a João Carlos de Nez, administrador da empresa Vitale Industrial Norte S/A, que teria tido acesso a informações sigilosas do MPF a respeito de uma lista com o nome de diversas empresas que estariam sob investigação e seriam alvo de uma operação da Polícia Federal, dentre as quais estava a empresa Vitale Industrial Norte S/A. De acordo com a denúncia, Júlio Cezar pediu R$ 160 mil para amenizar os efeitos das denúncias que pudessem ser oferecidas pelo Ministério Público Federal, alegando ter contatos pessoais no órgão público.

    Em depoimento, o procurador da República Mário Lúcio Avelar afirmou que só teve contato com o denunciado em função das atribuições no MPF. Ele explica que atendeu Júlio Cezar na Procuradoria da República em Mato Grosso porque o acusado se mostrava preocupado em ver resolvidos os problemas ambientais do estado.

    Por ter usado o nome do procurador e da instituição para conseguir vantagens, o MPF pede que Júlio Cezar seja condenado por exploração de prestígio. A exploração de prestígio é um dos crimes praticados contra a administração da justiça, tipificado no art. 357 do Código Penal.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República em Mato Grosso

    Tel: (65) 3612-5113 / 3612-5083

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações162
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-denuncia-radialista-por-crime-de-exploracao-de-prestigio/1697259

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)