Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/ES denuncia empresários por crime ambiental

    há 14 anos

    O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) denunciou por crime ambiental e crime de usurpação de matéria-prima pertencente à União os empresários Juan Carlos Fornazier e Marilda Ferreira Fornazier sócios-administradores da empresa Granol Granitos Ornamentais Ltda. A empresa também foi denunciada por crime ambiental. Em vistoria realizada em 2008 foi constatado que a empresa Granol extraia granito, na localidade de Biriricas/Mucuratá, município de Aracruz, sem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e sem licença ambiental, expedida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

    Na vistoria foi constatado que a área explorada pela empresa Granol estava identificada como de operação pela empresa Cajugran Granitos e Mármores do Brasil Ltda e que a documentação apresentada pela denunciada (licença de operação e guia de operação) foi expedida em favor da empresa Cajugran.

    O DNPM informou, por meio do ofício, que a denunciada não tem título minerário que a habilite a explorar ou comercializar qualquer bem mineral proveniente da área em questão e que os dois processos minerários titularizados pela empresa, no município de Aracruz/ES, estão em fase de autorização de pesquisa e não possuem nenhum título autorizativo para exploração. Informou ainda que a empresa Granol requereu a cessão parcial dos direitos minerários, titularizado pela empresa Cajugran, mas que o pedido foi negado em 11 de abril de 2007.

    De acordo com o artigo do Decreto-Lei nº 227/67, "o aproveitamento das jazidas depende de alvará de autorização de pesquisa, do diretor-geral do DNPM, e de concessão de lavra, outorgada pelo Ministro de Minas e Energia". Como não havia concessão de lavra, a extração dos recursos minerais (granito), cuja propriedade é da União, configura o crime de usurpação de matéria-prima pertencente à União. Os denunciados também responderão por crime ambiental pois a empresa não tinha licença ambiental para a extração de recursos minerais.

    A pena para quem pratica o crime de usurpação de bens da União é de detenção de um a cinco anos e multa. Já para a prática de crime ambiental a pena é de detenção, de seis meses a um ano, e multa.

    A denúncia, de autoria do procurador da República Julio de Castilhos, da Procuradoria da República no Município de São Mateus, foi protocolada no último dia 23 de outubro. O número da ação para consulta processual no sítio da Justiça Federal é 2009.50.01.001537-0.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República no Espírito Santo

    E-mail: ascompres@pres.mpf.gov.br

    Telefone: (27) 3211-6444 / 3211-6451

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações190
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-es-denuncia-empresarios-por-crime-ambiental/2001329

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)