Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STF recebe denúncia do MPF contra deputado federal Wladimir Costa

    há 14 anos

    O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu hoje, 19 de novembro, a denúncia (INQ 2312) oferecida pelo Ministério Público Federal contra o deputado Wladimir Afonso da Costa Rabelo (PMDB-PA) e seu irmão Wlaudecir Antônio da Costa Rabelo pelo crime de peculato (art. 312, , do código Penal). Eles teriam articulado um esquema de desvio de recursos públicos, entre 2003 e 2005, através da contratação de três assessores parlamentares fantasmas para trabalhar no escritório em Belém, que repassavam ao deputado a integralidade dos salários recebidos.

    Em manifestação no julgamento, a vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, afirmou que a quebra de sigilo bancário mostrou uma movimentação financeira em que 99% dos salários depositados pela Câmara na conta dos funcionários eram integralmente sacados e repassados para Wlaudecir, que no mesmo dia depositava a quantia, em espécie, na conta do irmão. O valor total desviado teria sido de R$ 210.400,00, num período de dois anos. A análise da movimentação bancária do denunciante, Fábio Lopes, confirmou o que ele afirmara em seu depoimento, ou seja, que quase sempre sacava a integralidade do salário depositado em sua conta pela Câmara dos Deputados e que os demais assessores fictícios faziam o mesmo.

    Segundo o relator, Ricardo Lewandowski, uma das testemunhas, Mercia de Oliveira, que foi motorista do deputado por cinco anos, confirmou a existência dos funcionários laranjas. Lewandowski também destacou o fato de que os créditos feitos pela Câmara nas contas dos funcionários eram sacados logo após o depósito. É perceptível que os saques se deram sempre na mesma data, o que mostra que houve orientação nesse sentido, visto tratar-se de um período longo, de mais de 20 meses. E o deputado recebeu em sua conta valores equivalentes aos sacados pelos funcionários, afirmou.

    Wladimir Costa nega as acusações e alega que Fábio Lopes teria criado uma versão fantasiosa dos fatos a mando da oposição política e visando ganhar uma demanda trabalhista movida contra ele. Sustenta também que os valores depositados em espécie na sua conta eram pagamentos da verba indenizatória provenientes da Câmara e questiona a constitucionalidade do acesso do Ministério Público Federal ao seu sigilo bancário.

    O ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Barros, em parecer nos autos, lembrou que a quebra do sigilo bancário dos envolvidos não foi executada pelo MPF, mas pelo STF, e dentro dos termos da legislação vigente. Também destacou que o confronto entre a tabela da Câmara dos Deputados, apresentada pelo parlamentar, e os documentos obtidos mostra divergências em relação a origem dos depósitos feitos nas contas correntes de Wladimir no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. Assim cai por terra a alegação da defesa de que a totalidade dos recursos investigados por meio da quebra de sigilo bancário do parlamentar corresponderia ao pagamento da verba indenizatória da Câmara dos Deputados, afirmou o ex-procurador-geral.

    Secretaria de Comunicação Social

    Procuradoria Geral da República

    (61) 3105-6404/6408

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações633
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-recebe-denuncia-do-mpf-contra-deputado-federal-wladimir-costa/2011852

    Informações relacionadas

    Jurisprudênciahá 14 anos

    Tribunal Regional Eleitoral de Pará TRE-PA - Representação: Rp 16772 PA

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)