Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/PI: ex-prefeito de Alto Longá é condenado por improbidade administrativa

    há 14 anos

    O Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI) obteve na Justiça a condenação do ex-prefeito do município de Alto Longá José Geraldo Vieira de Alencar por improbidade administrativa durante seu mandato entre os anos de 1997 a 2000.

    Na ação civil proposta em 2005 pelo MPF, o procurador da República Wellington Bonfim relata que o ex-prefeito reduziu no período de janeiro de 1999 a dezembro de 2000 (incluindo o 13º salário) o pagamento de contribuições previdenciárias, mediante omissão na Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) de parte dos dados cadastrais e fatos geradores de contribuições previdenciárias de segurados que prestam serviços à prefeitura.

    Segundo o procurador da República, o ex-gestor ofendeu os princípios da legalidade e da moralidade, respectivamente, porque infringiu a determinação do art. 32, inciso IV e V, da Lei 8.212/91 e se desviou da norma moral de se pautar pela verdade.

    Após fiscalização, o INSS lavrou um auto de infração relativo à multa no valor de R$ 461.732,30 contra José Geraldo, correspondente a 100% das contribuições sociais devidas incidentes sobre os salários de contribuição não declarados.

    A juíza federal Marina Rocha Cavalcanti Barros Mendes, da 5ª Vara Federal, condenou o ex-gestor à suspensão dos direitos políticos por três anos, bem como, pelo mesmo prazo , a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais, direta ou indiretamente e o pagamento de multa no valor correspondente à remuneração recebida enquanto agente público. Quanto ao ressarcimento ao erário, a juíza deixou de aplicar pena pela ausência de débito do município com o INSS, já que houve a confissão do valor devido e o parcelamento da dívida.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no Estado do Piauí

    (86) 2107 5987/ 5925

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações511
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-pi-ex-prefeito-de-alto-longa-e-condenado-por-improbidade-administrativa/2038216

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)