Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RO discute em reunião da ONU situação de povos indígenas isolados

    há 14 anos

    A Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu em Brasília nos dias 24 e 25 de maio uma reunião de consulta sobre as diretrizes de proteção para os povos indígenas isolados e em contato inicial da Amazônia e grande Chaco - Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Venezuela e Paraguai. A procuradora da República Lucyana Pepe, do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO), participou da reunião juntamente com representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, de Genébra/Suíça, a Fundação Nacional do Índio (Funai), técnicos de instituições públicas nacionais de direitos humanos, organizações indígenas e especialistas.

    Durante a reunião foram discutidos mecanismos para monitorar a situação dos povos que vivem em isolamento ou contato recente. A procuradora Lucyana Pepe afirmou que o MPF luta para que seja efetivado o princípio da precaução, de forma a evitar o contato e a alteração das terras que habitam, considerando a interdependência desses povos com o meio ambiente em que vivem. Para tanto, dentre outros, é necessário que a Funai emita pareceres desfavoráveis à emissão de licenças ambientais a empreendimentos que possam prejudicá-los, disse.

    Após discussões entre os participantes da reunião, um documento foi elaborado para ser apresentado pela ONU aos países estabelecendo diretrizes para implantação de políticas públicas de proteção aos povos indígenas em isolamento e contato inicial.

    Em Rondônia - Hoje Rondônia conta com três frentes de proteção etno-ambiental a índios isolados e de recente contato, que são as frentes Madeira, Uru-Eu-Wau-Wau e Guaporé. Segundo a Funai, o estado possui dez referências de índios isolados, algumas confirmadas e outras em estudo.

    O MPF atua em favor desses povos com investigações e ações judiciais, dentre outras, referentes aos indígenas isolados na região de influência das usinas hidrelétricas do Rio Madeira, da BR-429, da ponte na reserva ecológica de Jaru, além de acompanhar a demarcação de áreas para sobrevivência de grupos isolados e monitorar as situações referentes ao chamado índio do buraco.

    Assessoria de Comunicação

    Ministério Público Federal em Rondônia

    Contato: (69) 3216-0525 / 8431-9761

    E-mail: ascom@prro.mpf.gov.br

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações164
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ro-discute-em-reuniao-da-onu-situacao-de-povos-indigenas-isolados/2209963

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)