Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Restrição em serviço militar é alvo de recomendação do MPF/PE

    MPF pede alteração de artigos das normas técnicas que regulam a prestação do serviço militar temporário

    há 9 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE) expediu recomendação para que o Exército Brasileiro deixe de restringir a participação de candidatos com mais de cinco anos de serviço público em seleções para prestação de serviço militar temporário. O responsável pelo caso é o procurador da República Alfredo Falcão Jr.

    Na recomendacao, o MPF/PE pede a alteração de dois artigos das normas técnicas que regulam a prestação do serviço temporário. As normas foram instituídas pelo Departamento Geral do Pessoal do Exército Brasileiro, e excluem pessoas que tenham mais de cinco anos no serviço público, trabalhados continuamente ou de forma interrompida.

    O procurador da República entende que as restrições extrapolam o caráter regulamentar, ofendendo o princípio constitucional da isonomia, uma vez que a regra deveria permitir a participação de todos nos concursos públicos. O MPF/PE também reforça que a restrição prejudica os candidatos em eventuais provas de títulos, que podem levar em conta os anos de serviço público como critério de desempate.

    Além da alteração dos artigos das normas técnicas que restringem o acesso ao serviço militar temporário a pessoas que tenham mais de cinco anos de serviço público, o MPF/PE recomenda que o Exército determine que todos os futuros editais sejam publicados em conformidade com as alterações das normas, sem prejuízo da análise de casos concretos de seleções passadas ou em andamento.

    O prazo para que o Exército informe sobre o acatamento da recomendacao é de 90 dias, contados a partir do recebimento. Caso haja o descumprimento, o MPF/PE poderá adotar as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.


    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria da República em Pernambuco
    (81) 2125-7348
    prpe-ascom@mpf.mp.br
    http://www.twitter.com/mpf_pe
    http://www.facebook.com/MPFederal

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações562
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/restricao-em-servico-militar-e-alvo-de-recomendacao-do-mpf-pe/228102099

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)