Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RJ apura violação de direitos humanos na invasão da CSN pelo Exército na greve de 88

    Familiares dos três metalúrgicos mortos durante a greve pediram a análise do órgão

    há 9 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ) instaurou inquérito civil público para apurar a responsabilidade do Estado Brasileiro pelas mortes dos operários Carlos Augusto Barros, Walmir de Freitas Monteiro e Willian Fernandes Leite após a invasão do Exército para reprimir o movimento grevista na Companhia Siderúrgica Nacional em 9 de novembro de 1988.
    O inquérito foi instaurado após representação da Comissão Municipal da Verdade Dom Waldyr Calheiros, que destacou a violação de direitos humanos ocorrida no episódio. A greve havia sido deflagrada em 7 de novembro de 1988, com reivindicações como a implantação do turno de seis horas aprovado pela Constituição então recém-promulgada e a reposição de perdas salariais do Plano Bresser.
    O documento da Comissão da Verdade relata que, no primeiro dia de greve, tropas do Exército compostas por cerca de 500 soldados invadiram e ocuparam a usina. No dia 9 de novembro, às 21h30min, as tropas teriam recebido ordens para atacar os três mil operários que ocupavam a usina e estavam refugiados na aciaria.
    Três operários morreram no episódio, o que gerou comoção nacional à época. Walmir de Freitas Mornteiro teria levado um tiro nas costas quando saía do refeitório; Willian Fernandes Leite teria levado um tiro no pescoço quando se escondia no alto da aciaria; e Carlos Augusto Barroso teria sofrido pancadas na cabeça e esmagamento craniano.

    Com base nas informações trazidas pela comissão e por familiares, o MPF realizará oitivas e analisará pedidos de anistia e de reparações simbólicas em favor dos trabalhadores. "É um episódio que deve ser relembrado para que a verdade seja esclarecida e a população resgate a sua identidade e a sua história", afirma Julio José Araujo Junior, responsável pelo inquérito.

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro

    Tels.: (21) 3971-9488/9460
    www.prrj.mpf.mp.br

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações153
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rj-apura-violacao-de-direitos-humanos-na-invasao-da-csn-pelo-exercito-na-greve-de-88/228127915

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)