Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/MG cobra instalação de delegacia da Polícia Federal em Pouso Alegre

    há 14 anos

    O Ministério Público Federal em Pouso Alegre (MG) instaurou inquérito civil público para apurar a necessidade de instalação de Delegacia da Polícia Federal (DPF) em Pouso Alegre, bem como as medidas que deveriam ser tomadas para impulsionar sua criação e implantação.

    A subseção judiciária de Pouso Alegre é atendida atualmente pela DPF de Varginha, que também atende, além da própria subseção de Varginha, a subseção judiciária de Passos. São mais de 150 municípios localizados no sul e centro-oeste do estado de Minas Gerais. Em consequência, a Delegacia de Varginha é a unidade da PF que possui o maior número de inquéritos em números absolutos de todo o estado.

    Existem atualmente 343 inquéritos em andamento, sendo 206 relativos à Subseção de Pouso Alegre. É praticamente o dobro da demanda originada das outras subseções, afirma o procurador da República José Lucas Perroni Kalil. A distância física entre a delegacia e os municípios que integram a jurisdição de Pouso Alegre acaba gerando enorme dificuldade no trabalho a ser exercido pela Polícia Federal. Esse é, inclusive, um dos motivos pelos quais os delitos comuns, de competência federal, estão fora de controle na região, especialmente os crimes de moeda falsa e descaminho.

    O MPF lembra que está prevista a implantação de duas novas varas da Justiça Federal na região, sem que haja até o momento qualquer disposição da Direção Geral da PF em acompanhar essa expansão.

    Por mais que se esforcem os delegados e demais servidores da DPF em Varginha, é notório que os recursos materiais e humanos ali existentes, bem como a atual forma de organização espacial, não conseguem atender a demanda gerada pelas várias subseções judiciárias que eles são obrigados a atender, sustenta José Lucas Kalil.

    Para o MPF, a atual situação não garante sequer uma duração razoável do inquérito policial, conforme exige a Constituição da República (art. 5º, LXXVIII), o que gera uma situação ruim tanto para os interesses do investigado quanto para o interesse público.

    Além de defender a instalação de uma DPF em Pouso Alegre, o MPF pede também a adoção de medidas imediatas, como a celebração de convênios com a Polícia Civil de Minas Gerais, que poderia atuar de forma delegada na condução de determinados inquéritos, e o deslocamento de competências para outras Delegacias da Polícia Federal, inclusive aquelas sediadas em municípios da região norte do Estado de São Paulo.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal em Minas Gerais

    (31)

    www.prmg.mpf.gov.br

    No twitter: mpf_mg

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações915
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-mg-cobra-instalacao-de-delegacia-da-policia-federal-em-pouso-alegre/2321320

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Com certeza só Varginha não tem nenhuma competência para atender a região do Sul de MG é preciso mais do que excelência para atender a todos é preciso qualidade e qualificar mais essa comarca etc... continuar lendo