Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PRE/GO: deputado estadual eleito Nélio Fortunato é representado por compra de votos

    há 13 anos

    A Procuradoria Regional Eleitoral em Goiás (PRE/GO) protocolou representação contra o deputado estadual eleito Nélio Fortunato de Oliveira (PMDB) e Eunice Calaça por compra de votos. De acordo com as investigações, o então candidato nas últimas eleições, agindo por intermédio de Eunice (conhecida como Nicinha), ofereceu e entregou valores em dinheiro a vários eleitores com o fim de obter-lhes os votos.

    Com efeito, o modus operandi dos representados consistiu em Nicinha, a serviço do deputado eleito, como verdadeira estratégia ilícita de campanha eleitoral, cooptar eleitores mediante oferta de quantias em dinheiro de R$ 50,00 para que votassem no candidato, efetuando o respectivo pagamento da compra de votos após as eleições.

    Outras estratégias de compra de votos também foram utilizadas por Nélio Fortunato durante a sua campanha, como a entrega de cestas básicas em Trindade (GO). Não resta dúvidas de que ele utilizou-se e anuiu com o oferecimento e entrega de vantagens a eleitores a fim de obter-lhes os votos como verdadeira estratégia de campanha eleitoral nas eleições de 2010, na qual se elegeu deputado estadual, afirma na representação o procurador Regional Eleitoral Alexandre Moreira Tavares dos Santos.

    Diante disso, a PRE quer a condenação dos representados pela prática de captação ilícita de sufrágio prevista no art. 41-A da Lei nº 9.504/97. A punição, caso seja julgada procedente a representação, é a cassação de registro ou diploma do deputado eleito e a aplicação de multa aos representados, nos termos do art. 41-A, caput, da Lei nº 9.504/97.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República em Goiás

    62 3243 5454 ou 5266

    ascom@prgo.mpf.gov.br

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações373
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-go-deputado-estadual-eleito-nelio-fortunato-e-representado-por-compra-de-votos/2506235

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)