Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/GO: Forças Armadas não podem exigir limite de idade para concurso público

    há 13 anos

    O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) obteve êxito em mais uma ação movida com o objetivo de pôr fim às exigências estabelecidas pela União como pré-requisitos para o ingresso em alguns concursos públicos. Em sentença proferida pela Justiça Federal, foi julgado procedente o pedido feito pela Procuradoria da República em Goiás que solicitava a suspensão da exigência de idades mínima e máxima para a realização de processos seletivos para ingresso nas Forças Armadas.

    A ação civil pública foi movida pela procuradora Mariane Guimarães de Mello após a constatação de irregularidades nos concursos de admissão e das matrículas dos candidatos aos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CFG/Ativa) do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) e de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva (CFG/Reserva) de Segunda Classe do QEM do Instituto Militar de Engenharia (IME).

    Segundo a procuradora, o edital do concurso apontava disposições discriminatórias ao exigir do candidato, como condição para inscrição e realização do processo seletivo, limites mínimo e máximo de idade. De acordo com Mariane Guimarães, essa medida viola a Constituição Federal. Pela Carta Magna, somente a lei pode dispor a respeito de limites de idade para ingresso nas Forças Armadas. Nos concursos anteriores, esse critério existia por meio de ato administrativo.

    Em antecipação de tutela, o MPF/GO já havia conseguido eliminar as cláusulas dispostas no concurso do IME que estabeleciam limites de idade para a realização do processo seletivo. A partir de agora, com a decisão judicial, o afastamento de tal exigência vale até que seja promulgada lei formal que estabeleça a referida restrição.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República em Goiás

    62 3243 5454 ou 5266

    ascom@prgo.mpf.gov.br

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações275
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-go-forcas-armadas-nao-podem-exigir-limite-de-idade-para-concurso-publico/2646921

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)