Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/AM: segurança, ética e cidadania na Internet são tema de oficina com educadores das redes pública e privada de ensino

    Atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, realizado pelo MPF em parceria com a Safernet e o Comitê Gestor da Internet

    há 8 anos

    Contribuir para o uso seguro, consciente e responsável da internet, promovendo a cidadania no mundo digital. Esse é o objetivo da oficina “Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas online”, que o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) sedia na próxima terça-feira (30), em Manaus, e que reunirá educadores das redes pública e privada de ensino.

    Ainda há vagas disponíveis para participação no evento, que será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 2549, Parque 10 de Novembro, das 8 às 18 h. As inscrições estão abertas exclusivamente por meio do site da Safernet, no link http://oficinas.safernet.org.br/site/oficinas/inscricao. Haverá emissão de certificados aos participantes. O número de vagas é limitado à capacidade do auditório.

    A atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, realizado pelo Ministério Público Federal em parceria com a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

    No Amazonas, receberam convites para participação na oficina entidades e instituições ligadas à educação e proteção dos direitos da criança e do adolescente, como secretarias municipais e estaduais de Educação e direitos humanos, sindicato de estabelecimentos privados de ensino e conselhos tutelares, entre outros.

    Desafios para o uso seguro da internet – A proposta é oferecer a representantes de entidades que atuam na defesa dos direitos infantojuvenis e a professores subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas sobre os desafios para o uso seguro e cidadão da internet, abordando temas como ciberbullying, sexting, aliciamento, privacidade, canais de denúncia e uso excessivo da rede.

    Mais de dois mil educadores já foram capacitados pelo projeto, que percorreu doze estados, nas cinco regiões do País: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

    Será disponibilizada às escolas participantes do projeto a cartilha da Safernet “Diálogo Virtual 2.0: preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?” – produzida em cooperação com o MPF e cuja versão digital pode ser acessada no site da PFDC.

    Saiba mais – O projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” se alinha às diretrizes estabelecidas pelo Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014), que em seu artigo 26 destaca o dever constitucional do Estado na prestação da educação para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.

    Coordenado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), por meio de seu Grupo de Trabalho Comunicação Social – com auxílio do Grupo de Trabalho de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos (2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF) e do Grupo de Trabalho sobre Tecnologias da Comunicação (3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF) –, o projeto visa contribuir para o debate e a capacitação de educadores no tema, formando agentes multiplicadores em instituições públicas de ensino. Saiba mais em: http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/projetos-finalisticos/educacao-digital-nas-escolas/o-queeo-projeto/

    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Amazonas
    (92) 2129-4734 / (92) 98415-5277
    pram-ascom@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_am

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-am-seguranca-etica-e-cidadania-na-internet-sao-tema-de-oficina-com-educadores-das-redes-publica-e-privada-de-ensino/377235282

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)