Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Paternidade afetiva não impede reconhecimento da paternidade biológica, decide STF

    Decisão seguiu entendimento da PGR de que não há prevalência entre paternidade biológica e a socioafetiva

    há 8 anos

    Seguindo entendimento da Procuradoria-Geral da República, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a paternidade afetiva não impede reconhecimento da paternidade biológica, com suas obrigações. O tema entrou em debate durante o julgamento, na sessão de quarta-feira, 21 de setembro, que negou provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 898.060, em que um pai biológico recorreu de decisão que manteve o reconhecimento de sua paternidade, com os efeitos patrimoniais, independente do vínculo com o pai socioafetivo.

    De acordo com o relator, ministro Luiz Fux, não há impedimento do reconhecimento simultâneo de ambas as formas de paternidade – socioafetiva ou biológica –, desde que este seja o interesse do filho. Com repercussão geral reconhecida, na sessão desta quinta-feira, 22 de setembro, os ministros fixaram a tese que será aplicada para casos semelhantes: “A paternidade socioafetiva, declarada ou não em registro, não impede o reconhecimento do vínculo de filiação concomitante baseado na origem biológica, com os efeitos jurídicos próprios”.

    Em sustentação oral, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, destacou que a qualquer tempo é possível buscar o reconhecimento da paternidade biológica e não se pode permitir que um pai negue esse compromisso. “Negar o status de filho, quando integrante da prole explicitamente busca esse reconhecimento, é reforçar a distinção entre gerados dentro e fora de certo modelo de família, sem justificação hoje juridicamente legítima para embasá-la”, comentou.

    Para ele, o direito de família, que passa a reconhecer múltiplas famílias, deixa de ser instrumento de exclusão, calcado no paradigma tradicionalista, patrimonialista e paternalista, para ser instrumento, ao inverso, de inclusão. “Significa dizer ser impossível a oposição dos parentes biológicos ao reconhecimento da paternidade biológica”, disse.

    Prevalência – Rodrigo Janot também sustentou que “não é possível fixar em abstrato a prevalência entre a paternidade biológica e a socioafetiva”. Segundo ele, quando se reclama paternidade, o registro e o conhecimento de todos os direitos que decorrem dessa relação familiar, o objeto da tutela jurídica é a prole, o descendente. Para o procurador-geral, não podem os pais eventualmente biológicos ou só afetivos pretenderem indicar nesta visão própria quem deva ser o pai da criança. “Cumpre ao filho definir os limites, se a existência prévia da paternidade socioafetiva se constitui óbice ou não do vinculo biológico”, afirmou.







    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6404/6408
    Twitter: MPF_PGR
    facebook.com/MPFederal



    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações268
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/paternidade-afetiva-nao-impede-reconhecimento-da-paternidade-biologica-decide-stf/387718774

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)