Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Para PGR, conquistas e valores trazidos pela Constituinte de 1988 devem ser preservados

Rodrigo Janot participou, no STF, de solenidade de comemoração do 28º aniversário da Constituição

há 8 anos

“Estejam certos de que nossas instituições republicanas permanecem firmes e aptas a defender um dos maiores bens de nosso Brasil – nossa Constituição”. Com essas palavras, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, homenageou a Constituição Federal, durante solenidade de comemoração de seu 28º aniversário, nesta quarta-feira, 5 de outubro, no Supremo Tribunal Federal.

Janot destacou que a redação detalhista “traz tantos direitos outrora usurpados do nosso povo que lhe coube o belo epíteto de 'Constituição Cidadã' cunhado por Ulysses Guimarães”. Para ele, o lento processo de redemocratização de nosso país teve, na promulgação da atual Constituição, o ponto de inflexão necessário a recolocar o Brasil no curso do reconhecimento e do respeito às garantias e direitos fundamentais, sociais e econômicos. “E hoje, o cerne das conquistas e valores trazidos pela Constituinte de 1988 há de ser valorizado, há de ser preservado”, afirmou.

O PGR destacou que a Constituição tem a virtude de edificar o Estado brasileiro em sólida base democrática, sob a qual se erguem, como valores supremos, os pilares dos direitos e garantias individuais e sociais, da liberdade, da segurança, do bem-estar, do desenvolvimento, da igualdade e da justiça. “E para defender tais direitos nossa carta magna também concedeu ao Ministério Público o seu papel de guardião, de modo independente e permanente, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e individuais indisponíveis”, recordou.

O procurador-geral ainda enalteceu o trabalho do Supremo Tribunal Federal a fim de interpretar e dar concretude ao texto constitucional. “Há 28 anos, portanto, as vozes de 34 ministros desta Casa reverberam, nas paredes deste Plenário, o esforço de revelar o que diz a Constituição. Nesse empenho, esta casa contou com o apoio de 7 procuradores-gerais da República, exortando o sentido do Ministério Público brasileiro”, comentou.

Segundo Janot, para ser reconhecido o Estado como Democrático e de Direito, pressupõe-se que os Poderes que o formam atuem de modo harmônico, na natural inserção que os une, e de maneira independente, naquilo que lhes é peculiar.







Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404/6408
Twitter: MPF_PGR
facebook.com/MPFederal



  • Publicações37267
  • Seguidores708
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações137
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-pgr-conquistas-e-valores-trazidos-pela-constituinte-de-1988-devem-ser-preservados/391792730

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)