Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/AC denuncia fazendeiro que adulterou documentos para escapar da reforma agrária

    Pecuarista usou notas fiscais falsas para “esquentar” terras improdutivas

    há 8 anos

    O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) entrou com ação penal contra o fazendeiro Júlio Cézar Moraes Nantes por fraudar notas fiscais com a finalidade de comprovar a produtividade da “Fazenda Soberana”, propriedade rural localizada em Xapuri, a cerca de 180km de Rio Branco, que havia sido declarada improdutiva pelo Incra para fins de reforma agrária.

    Segundo o procedimento investigatório criminal que antecedeu a ação, foram encontradas provas de que o fazendeiro apresentou notas fiscais que comprovariam, caso fossem legítimas, que a área da fazenda estava sendo utilizada para exploração de castanha, o que foi fator determinante para anular judicialmente a declaração de improdutividade da área.

    Durante a instrução do processo foram ouvidas as pessoas anotadas nas notas fiscais como compradoras da castanha e todas negaram haver realizado transações comerciais com o denunciado. A Secretaria Estadual de Fazenda também informou ao MPF que a principal atividade exercida na área do denunciado é a criação de bovinos para corte.

    O MPF denunciou Júlio Cézar pelos crimes de falsificação e uso do documento falso para auferir vantagem, o que pode levar à pena de até cinco anos de reclusão e pagamento de multa.

    Assessoria de Comunicação MPF/AC
    Fone: (68) 3214-1430

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações269
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ac-denuncia-fazendeiro-que-adulterou-documentos-para-escapar-da-reforma-agraria/395863502

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)