Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Polícia Federal terá que gravar testes físicos dos concursos para provimento de seus cargos

A decisão, tomada por unanimidade pelo TRF1, foi favorável à apelação do MPF

há 7 anos

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) votou, por unanimidade, nessa segunda-feira (24), o recurso de apelação do Ministério Público Federal (MPF) sobre o direito de recorrer ao resultado de testes físicos para provimento de cargo em concursos públicos da Polícia Federal. A decisão do tribunal determinou que a União realize a gravação em vídeo dos exames para assegurar o direito de recorrer, que impõe o registro das provas, além de franquear o acesso do público aos locais dos exames, em todo território nacional.

O MPF ajuizou ação civil pública contra a União para obrigar a gravação dos exames. O pedido foi julgado parcialmente procedente e a União apelou, alegando que a medida imposta implicaria custos elevados, além de que o Judiciário não poderia intervir no assunto, em razão da independência dos poderes. O MPF recorreu e o pedido foi acatado.

Segundo o TRF1, não é possível exercer a ampla defesa e o direito de recorrer sem o registro da prova física. Sem essa gravação, será a palavra do candidato contra a da Administração, sendo que os atos dessa última têm presunção de verdade. Trata-se, portanto, de fazer valer o direito assegurado pela Lei 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

A respeito do alto custo de implantação, a União não dimensionou os gastos com a medida, sendo impossível avaliar a tese. Alegou-se ainda inconstitucionalidade da limitação territorial, pois o caso, originalmente de Roraima, foi ajuizado no Distrito Federal.

Segundo entendimento da Procuradoria Regional da República – 1ª Região, a limitação territorial não alcança os julgados em ação civil pública que tratam de direitos individuais homogêneos, como já definiu a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. A natureza do pedido exige essa solução, de outra maneira haverá gravação para uns candidatos e para outros não.

Número do processo: 0000662-18.2014.4.01.4200/RR









Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal
Procuradoria Regional da República - 1ª Região
Tel.: (61) 3317-4583
No twitter: mpf_prr1



  • Publicações37267
  • Seguidores708
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações210
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/policia-federal-tera-que-gravar-testes-fisicos-dos-concursos-para-provimento-de-seus-cargos/398823370

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)