Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto MP pela Educação Digital nas Escolas dá inicio à 2ª fase

    Iniciativa busca capacitar comunidade escolar sobre o uso ético, seguro e responsável da Internet. Nova etapa contemplará 15 estados das cinco regiões do país

    há 7 anos

    Depois de capacitar mais de 3 mil educadores em todo o Brasil para o uso da internet como ferramenta para a promoção da cidadania, o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” deu início à sua segunda etapa de atividades.

    Entre outubro deste ano e setembro de 2017, professores de escolas públicas e privadas de mais 15 estados da federação terão a oportunidade de participar da oficina “Segurança, ética e cidadania na internet: educando para boas escolhas online”, realizada por meio de parceria entre o Ministério Público Federal, a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

    A oficina busca oferecer a professores e demais operadores do sistema de direitos subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas acerca dos desafios para o uso seguro e cidadão da internet, abordando temas como ciberbullying, sexting, aliciamento, privacidade, canais de denúncia e uso excessivo da rede.



    O projeto se alinha às diretrizes estabelecidas pelo Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014), que em seu artigo 26 destaca o dever constitucional do Estado na prestação da educação para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.

    O “MP pela Educação Digital nas Escolas” é um projeto coordenado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), por meio de seu Grupo de Trabalho Comunicação Social, com auxílio do Grupo de Trabalho de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos (2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF) e do Grupo de Trabalho sobre Tecnologias da Comunicação (3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF).

    Próximas oficinas – Manaus deu início à segunda fase do projeto, com oficina realizada no último dia 30 de agosto. Na ocasião, 150 educadores de escolas públicas e privadas do Amazonas discutiram os desafios para um ambiente escolar capaz de educar crianças e adolescentes em relação à garantia de direitos e segurança no ambiente da internet.

    Em 8 de novembro será a vez de Cuiabá, no Mato Grosso, receber o projeto. Também já estão agendadas oficinas nas cidades de Porto Velho (RO) e de Vitória (ES), nos dias 17 e 22 de novembro, respectivamente.

    A segunda etapa do projeto contemplará ainda outros doze estados, com datas das oficinas a serem definidas: Acre, Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

    Primeira fase – Em sua primeira fase, o projeto “MP pela Educação Digital” promoveu a oficina “Segurança, ética e cidadania na Internet” em 12 estados brasileiros, levando conhecimento na área a mais de 3 mil professores de escolas públicas e particulares – incluindo educadores de cinco comunidades indígenas. Ao todo, foram distribuídas mais de 30 mil cartilhas“Diálogo Virtual 2.0: preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?”, produzida em cooperação com o Ministério Público Federal.

    O balanço das atividades, galeria de fotos e outras informações sobre o projeto podem ser acessadas aqui.

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações84
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-mp-pela-educacao-digital-nas-escolas-da-inicio-a-2a-fase/400465918

    Informações relacionadas

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 7 anos

    Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas realiza oficina em Sergipe

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)