Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cuiabá recebe oficina do projeto Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas

    Iniciativa busca capacitar comunidade escolar sobre o uso ético, seguro e responsável da internet. Atividade é dirigida a educadores das redes pública e particular de ensino

    há 7 anos

    Membros do Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), da Organização Não Governamental Safernet e do Comitê Gestor da Internet no Brasil irão debater esta semana, juntamente com professores de escola públicas e particulares, o uso seguro, consciente e responsável da internet. O evento faz parte do projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, que já passou por 12 estados e capacitou mais de 3 mil educadores para o uso da internet como ferramenta para promoção da cidadania.
    A oficina “Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas online” será realizada no dia 8 de novembro, a partir das 9h, no auditório da sede das Promotorias do Ministério Público Estadual (MPE/MT), localizada ao lado do Fórum de Cuiabá. Pais e educadores que tiverem interesse também podem participar da oficina.
    A proposta é oferecer aos educadores subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas acerca dos desafios para o uso seguro e cidadão da internet, abordando temas como ciberbullying, sexting, aliciamento, privacidade, canais de denúncia e uso excessivo da rede.
    Na ocasião, será disponibilizada às escolas participantes a cartilha “Diálogo Virtual 2.0: preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?” – produzida pela Safernet em cooperação com o Ministério Público Federal.
    No segundo dia do projeto, os membros irão visitar duas escolas públicas, sendo uma municipal e outra estadual. A primeira, às 9h, será a Escola Municipal José Luiz Borges Garcia, no bairro Bela Vista e logo em seguida, às 11h, será a vez da Escola Estadual Presidente Médice, na avenida Mato Grosso. Nas instituições de ensino serão realizadas palestras para os estudantes.
    Saiba mais – Realizado pelo Ministério Público Federal, em parceria com a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” se alinha às diretrizes estabelecidas pelo Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014), que em seu artigo 26 destaca o dever constitucional do Estado na prestação da educação para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.
    Em seu primeiro ano de atividades, o projeto esteve na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
    Mato Grosso integra a agenda de atividades da segunda fase do projeto, que também promoverá oficinas em Porto Velho/RO (17/11) e em Vitória/E (22/11). Até setembro de 2017, o programa visitará outros 12 estados brasileiros.
    O “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” é um projeto coordenado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), por meio de seu Grupo de Trabalho Comunicação Social – com auxílio do Grupo de Trabalho de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos (2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF) e do Grupo de Trabalho sobre Tecnologias da Comunicação (3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF).
    Saiba mais em: http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/projetos-finalisticos/educacao-digital-nas-escolas/o-queeo-projeto/








    SERVIÇO
    O que: Projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”
    Quando e onde:
    Dia 8 - Oficina “Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas online”, no auditório da sede das Promotorias do Ministério Público Estadual (MPE/MT) - a partir das 9h.
    Dia 9 - Palestra para alunos das escola públicas Municipal José Luiz Borges Garcia, às 9h,no bairro Bela Vista e às 11h, será a vez da Escola Estadual Presidente Médice, na avenida Mato Grosso.



    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal
    Procuradoria da República em Mato Grosso
    www.mpf.mp.br/mt
    prmt-ascom@mpf.mp.br
    (65) 3612-5083




    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações97
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cuiaba-recebe-oficina-do-projeto-ministerio-publico-pela-educacao-digital-nas-escolas/402398045

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)