Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/ES recebe oficina do projeto Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas

    Iniciativa busca capacitar educadores das redes pública e particular de ensino sobre o uso ético, seguro e responsável da Internet

    há 7 anos

    Depois de passar por 12 estados e capacitar mais de 3 mil educadores para o uso da internet como ferramenta para a promoção da cidadania, o Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) recebe nesta terça-feira, 22 de novembro, o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas."

    A oficina “Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas online” acontecerá a partir de 8h30, no auditório do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES). A atividade reunirá professores de escolas públicas e particulares para debater sobre o uso seguro, consciente e responsável da internet.

    A proposta é oferecer aos educadores subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas acerca dos desafios para o uso seguro e cidadão da internet, abordando temas como ciberbullying, sexting, aliciamento, privacidade, canais de denúncia e uso excessivo da rede.

    Na ocasião, será disponibilizada às escolas participantes a cartilha “Diálogo Virtual 2.0: preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?” – produzida pela Safernet em cooperação com o Ministério Público Federal.

    Saiba mais - Realizado pelo Ministério Público Federal, em parceria com a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” se alinha às diretrizes estabelecidas pelo Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014), que em seu artigo 26 destaca o dever constitucional do Estado na prestação da educação para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.

    Em seu primeiro ano de atividades, o projeto esteve na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

    O Espírito Santo integra a agenda de atividades da segunda fase do projeto, que já passou pelo Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. Até setembro de 2017, o programa visitará outros 11 estados brasileiros.

    O “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” é um projeto coordenado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), por meio do seu Grupo de Trabalho Comunicação Social – com auxílio do Grupo de Trabalho de Combate aos Crimes Cibernéticos (2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF) e do Grupo de Trabalho sobre Tecnologias da Comunicação (3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF).

    Saiba mais em: http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/projetos-finalisticos/educacao-digital-nas-escolas/o-queeo-projeto/.

    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal no Espírito Santo
    E-mail:

    pres-ascom@mpf.mp.br
    Telefone: (27) 3211-6444 / 3211-6489

    www.twitter.com/MPF_ES

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações92
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-es-recebe-oficina-do-projeto-ministerio-publico-pela-educacao-digital-nas-escolas/407085397

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)