Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em Belo Horizonte (MG), audiência pública irá debater preconceito contra religiões afro-brasileiras

    A liberdade de crença e culto é assegurada pela Constituição. Apesar disso, o MPF tem recebido grande número de representações motivadas por atos de intolerância religiosa

    há 7 anos

    Belo Horizonte. A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), realizará no próximo dia 24 de novembro, quinta-feira, audiência pública intitulada Liberdade de culto: preconceito e discriminação contra as religiões afro-brasileiras.

    As principais religiões afro-brasileiras são o candomblé e a umbanda. De acordo com o censo 2010 do IBGE, no país existem quase 600 mil adeptos, mas estudiosos dessas religiões estimam que quase um terço da população brasileira frequenta ou já frequentou um terreiro, sendo que algumas dessas pessoas estão muitas vezes ligadas também a outras religiões.

    Apesar do expressivo sincretismo religioso brasileiro, fato é que casos de intolerância e preconceito contra praticantes de religiões afro-brasileiras têm se tornado cada vez mais comuns.

    Dados do Disque 100 apontaram 697 casos de intolerância religiosa entre 2011 e dezembro de 2015, a maioria registrada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Estudo da PUC-Rio sugere, porém, que há subnotificação das ocorrências, pois lideranças de terreiros ouvidas pelos pesquisadores relataram 430 casos de intolerância, mas apenas 160 foram notificadas oficialmente. Desse total, somente 58 resultaram em algum tipo de ação judicial.

    Em Belo Horizonte e municípios da Região Metropolitana, a PRDC tem recebido representações com notícia de inúmeros atos de preconceito e discriminação contra praticantes de religiões afro-brasileiras, tais como depredações de terreiros, destruição de símbolos sagrados para essas religiões e incitamento à intolerância por outras religiões.

    O Ministério Público Federal lembra que a liberdade de crença e o livre exercício dos cultos religiosos é um direito assegurado pela Constituição. A liberdade de religião também é garantida no artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no artigo 12 do Pacto de São José da Costa Rica e nos artigos 2º, 3º e 4º da Declaração sobre a Eliminação de Todas as Formas de Intolerância e Discriminação Fundadas na Religião ou nas Convicções.

    Na verdade, a prática de ato de intolerância religiosa pode inclusive configurar o crime previsto no artigo da Lei 7.716/1989, com pena prevista de um a três anos de prisão.

    O objetivo da audiência pública é ouvir os representantes do Poder Público, da sociedade civil, estudiosos e cidadãos em geral, de modo a identificar as principais demandas sociais no que se refere ao enfrentamento ao preconceito e à discriminação contra as religiões afro-brasileiras, para fazer valer a garantia constitucional da liberdade de crença.

    O evento acontecerá das 14 às 18 horas na sede da Procuradoria da República em Minas Gerais, em Belo Horizonte. A entrada é livre.

    Para acessar o edital da audiência pública, clique aqui.

    Serviço:
    Audiência Pública "Liberdade de culto: preconceito e discriminação contra as religiões afro-brasileiras"
    Data: 24 de novembro de 2016
    Horário: de 14 às 18 horas
    Local: Auditório da Procuradoria da República em Minas Gerais
    Endereço: Avenida Brasil, 1877 - Bairro Funcionários - Belo Horizonte/MG




    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal em Minas Gerais
    Tel.: (31) 2123.9010 / 9008
    No twitter: mpf_mg


    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações198
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-belo-horizonte-mg-audiencia-publica-ira-debater-preconceito-contra-religioes-afro-brasileiras/407087785

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)