Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/ES reúne 150 educadores em oficina de educação digital

    Encontro teve objetivo de capacitar comunidade escolar sobre o uso ético, seguro e responsável da Internet

    há 7 anos

    O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) reuniu aproximadamente 150 educadores na última terça-feira, dia 22, em uma oficina para capacitar educadores sobre o uso seguro da Internet, especialmente por crianças e jovens. O evento chamado “Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas online”, aconteceu na sede do Ministério Público Estadual (MPES), parceiro na iniciativa, e abordou temas como ciberbullying, sexting, aliciamento e crimes de ódio.

    A abertura do evento foi feita pela procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, Elisandra de Oliveira Olímpio; pela promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPES, Camila de Melo Baptista Abelha; e pelo diretor de Educação da Safernet, Rodrigo Nejm, responsável pela aplicação da oficina.

    A atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, que tem como objetivo formar agentes multiplicadores de conscientização digital em instituições de ensino. Ele é desenvolvido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do MPF em parceria com a ONG Safernet e com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O Espírito Santo foi o 13º estado a receber a oficina.

    “A nossa vida hoje está muito conectada à Internet. E assim como ela tem os seus méritos, de aproximar, disseminar conhecimento, também tem seu lado ruim. Isso exige de nós, educadores e operadores do Direito, instrumentos para podermos lidar com isso, para que a vida online seja realmente segura. O Ministério Público Federal entende que as crianças e adolescentes devem crescer conscientes de seus atos no mundo virtual, para que se tornem adultos cientes de seus direitos e deveres nesse mundo, não cometam crimes e não sejam vítimas de discriminação ou racismo, incitação ao ódio ou atos de pedofilia”, destacou a procuradora Elisandra Olímpio.

    Em sua fala, a promotora de Justiça Camila de Melo Baptista Abelha, destacou os marcos legais que regulamentam o uso da Internet no Brasil e que os crimes cometidos no ambiente virtual já estão tipificados.

    Durante todo o dia, educadores e orientadores tecnológicos das redes estadual e municipal de ensino da capital e de outras cidades do estado receberam dicas e sugestões de como abordar o tema em seus conteúdos programáticos dentro de sala de aula. Eles receberam subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas acerca dos desafios para o uso seguro e cidadão da internet.

    Foram abordados, ainda, dados técnicos sobre privacidade e segurança, canais de denúncia e uso excessivo da rede. Foi disponibilizada às escolas engajadas no projeto a cartilha “Diálogo Virtual 2.0: preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?” – produzida pela SaferNet em cooperação com o MPF e cuja versão digital está disponível no site da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).

    Saiba mais. Realizado pelo Ministério Público Federal, em parceria com a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” se alinha às diretrizes estabelecidas pelo Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014), que em seu artigo 26 destaca o dever constitucional do Estado na prestação da educação para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.

    O projeto é coordenado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), por meio de seu Grupo de Trabalho Comunicação Social – com auxílio do Grupo de Trabalho de Combate aos Crimes Cibernéticos (2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF) e do Grupo de Trabalho sobre Tecnologias da Comunicação (3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF).

    Saiba mais em: http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/projetos-finalisticos/educacao-digital-nas-escolas/o-queeo-projeto/.

    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal no Espírito Santo
    E-mail: pres-ascom@mpf.mp.br
    Telefones: (27) 3211-6444 // 3211-6489
    www.twitter.com/MPF_ES



    Relacionadas
    • MPF/ES recebe oficina do projeto Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas
    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações169
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-es-reune-150-educadores-em-oficina-de-educacao-digital/409590847

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)