Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/MT apura como é feito embarque de passageiros com deficiência em aviões

    há 15 anos

    O Ministério Público Federal no Mato Grosso (MPF/MT) instaurou um procedimento administrativo para apurar quais as condições de acesso às aeronaves são oferecidas aos passageiros com deficiência física que utilizam o aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT).

    O procurador da República Gustavo Nogami já encaminhou ofícios para as companhias aéreas TAM, Gol, Trip, Ocean Air e Passaredo para que informem quais os equipamentos para embarque e desembarque são oferecidos aos passageiros com deficiência. O aeroporto Marechal Rondon não dispõe de passarelas (fingers) que levam os passageiros do saguão de embarque até a porta das aeronaves.

    O superintendente da Infraero em Mato Grosso, Sérgio Kennedy, também terá que responder se a instituição está cumprindo o que determina a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ABNT estabelece os padrões e critérios para propiciar às pessoas portadoras de deficiência condições adequadas e seguras de acessibilidade autônoma ao espaço do aeroporto e às aeronaves das empresas de transporte aéreo comercial.

    Uma das condições descritas pela ABNT é que quando o embarque e desembarque não se der por meio de passarela deve ser efetuado por sistema eletromecânico de elevação que permita que a pessoa deficiente possa ser transportada de modo confortável, seguro e sem demora.

    O procurador também solicitou ao Procon que informe caso tenha recebido alguma reclamação. As pessoas também podem colaborar com a apuração do Ministério Público Federal enviando informações sobre as condições oferecidas pelo aeroporto e empresas aéreas aos portadores de deficiência física pelo site www.prmt.mpf.gov.br, no link Denúncia On-line.

    Os interessados também podem comparecer na sede do Ministério Público Federal no Mato Grosso, na rua Osório Duque Estrada, nº 107, bairro Araés, Cuiabá. O telefone de contato é (65) 3612-5000.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no Mato Grosso

    Tel: (65) 3612-5006

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações299
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-mt-apura-como-e-feito-embarque-de-passageiros-com-deficiencia-em-avioes/411146

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)