Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Entidades assistenciais não têm imunidade tributária de ICMS cobrado de seus fornecedores, decide STF

    Decisão unânime seguiu entendimento da Procuradoria-Geral da República

    há 7 anos

    Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que entidades filantrópicas não possuem imunidade tributária de ICMS cobrado de seus fornecedores (contribuintes de direito) e a ela repassado como consumidora (contribuinte de fato). O entendimento firmado no julgamento desta quinta-feira, 23 de fevereiro, do Recurso Extraordinário (RE) 608872, com repercussão geral, seguiu manifestação da Procuradoria-Geral da República.

    Em parecer enviado ao STF, a PGR destacou que a Constituição prevê imunidade das entidades assistências apenas quanto ao pagamento do ICMS incidente sobre bens adquiridos e destinados ao ativo fixo da própria instituição e os comercializados pela entidade. No caso de aquisição de insumos e medicamentos na qualidade de consumidora a entidade não há imunidade, ficando obrigada a pagar o imposto. “Pode-se concluir que as entidades de assistência social, ainda que suportem o ônus financeiro do tributo, não são parte da relação jurídico-tributária e, por isso, quando na condição de contribuintes de fato do ICMS incidente sobre mercadorias e serviços, não têm direito à imunidade”, sustentou.

    Entenda o caso – O recurso foi interposto pelo Estado de Minas Gerais contra acórdão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que reconheceu a imunidade tributária da instituição Casa de Caridade de Muriaé – Hospital São Paulo, em relação ao ICMS embutido nas operações de aquisição de insumos, medicamentos e serviços inerentes ao funcionamento da instituição hospitalar. A decisao do TJ/MG baseou-se no entendimento de que não é possível que entidade filantrópica suporte o ônus financeiro do tributo.

    Seguindo parecer da PGR, os ministros deram provimento ao recurso.

    Assessoria de Comunicação Estratégica do PGR
    Procuradoria-Geral da República
    pgr-noticias@mpf.mp.br
    (61) 3105-6400/6405


    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entidades-assistenciais-nao-tem-imunidade-tributaria-de-icms-cobrado-de-seus-fornecedores-decide-stf/433363823

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)