Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministérios Públicos do Brasil e de Moçambique firmam acordo com a Embraer

    É o primeiro acordo de leniência firmado pela PGR com um Ministério Público estrangeiro e uma empresa brasileira

    há 7 anos

    O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público de Moçambique e a Embraer S/A assinaram, nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, acordo de leniência para a troca de informações e documentos sobre atos de corrupção na compra de duas aeronaves da Embraer pela empresa pública Linhas Aéreas de Moçambique (LAM, SA), entre os anos de 2007 e 2009.

    Esse é o primeiro acordo de leniência multilateral firmado pela Procuradoria-Geral da República.

    A rogatória moçambicana foi recebida e cumprida pela PGR na sua condição de autoridade central para cooperação internacional com países de língua portuguesa, função que passou a desempenhar 2016.

    Segundo o acordo de leniência, a Embraer deve fornecer toda a informação e documentos solicitados pelo Ministério Público de Moçambique, para dar prosseguimento à investigação em curso no Gabinete Central de Combate à Corrupção, órgão do MP local. A transação irregular em Moçambique já tinha sido anunciada publicamente em outubro de 2016, quando a Embraer comunicou os termos para o encerramento do caso que vinha sendo investigado por autoridades norte-americanas e também brasileiras.

    O Ministério Público de Moçambique comprometeu-se a cumprir integralmente o Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre o MPF, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Embraer S/A para dar tratamento jurídico adequado à prática, pela empresa, de corrupção transnacional e lavagem de ativos no contexto da venda de aeronaves de sua fabricação.

    A troca de informações e documentos será feita por meio de mecanismos de auxílio judiciário mútuo em matéria penal, nos termos da Convenção de Auxílio Judiciário em Matéria Penal entre os Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da qual a Procuradoria-Geral da República brasileira é autoridade central.

    O acordo foi assinado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pela procuradora-geral de Moçambique, Beatriz da Consolação Mateus Buchili, e pelas advogadas da Embraer Flávia Maffei Pavie e Márcia Regina Sato Davoli de Araújo.











    Relacionadas
    • Corrupção Internacional: MPF e CVM fecham acordo com Embraer
    • PGR passa a ser autoridade central para cooperação internacional com países de língua portuguesa
    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações263
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerios-publicos-do-brasil-e-de-mocambique-firmam-acordo-com-a-embraer/433363829

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)