Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF lança em São Paulo livro sobre atuação contra crimes da Ditadura Militar

    Evento acontece dentro da programação do Sábado Resistente, no próximo dia 24, às 14h. Livro Crimes da Ditadura Militar, do MPF, relata atuação da instituição no combate aos crimes cometidos pela repressão

    há 7 anos

    No próximo dia 24, o Memorial da Resistência - instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo - realizará mais uma edição do Sábado Resistente. O tema deste evento, marcado para as 14h, é o livro “Crimes da Ditadura Militar”, relatório da atuação do MPF entre 2012 e 2017 no combate aos crimes cometidos pela ditadura militar, entre 1964-1985.

    Com quase 350 páginas, a obra contém um resumo de todas as 27 ações penais ajuizadas pela instituição até o momento, em face de 47 agentes da repressão envolvidos em 43 crimes cometidos contra 37 pessoas. Gráficos e tabelas detalham as ações penais para processar e julgar tais crimes, com informações sobre o ano de instauração das ações, local onde corre o processo, nomes dos denunciados e andamento dos processos nas instâncias da Justiça Federal.

    O material produzido nas investigações em curso foi parcialmente disponibilizado na publicação e representa uma importante fonte de pesquisa histórica a respeito da organização e dos métodos utilizados pelo Estado ditatorial.

    Completam a obra esclarecimentos sobre todas as teses jurídicas desenvolvidas pelo MPF para dar cumprimento à sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Gomes-Lund (Araguaia), que condenou o Brasil a investigar e punir os crimes da ditadura militar. O livro traz emocionantes depoimentos de familiares de desaparecidos políticos, como os do escritor Marcelo Rubens Paiva, Victória Grabois e Iara Xavier Pereira, e de sobreviventes da repressão, como Amelinha Teles.

    A programação do evento prevê uma mesa-redonda, seguida de debate com a plateia, com a subprocuradora geral da República, Luiza Frischeisen, coordenadora da Câmara de Coordenação em Matéria Criminal do Ministério Público Federal, membro do Conselho Superior do Ministério Público Federal e doutora em Direito pela USP; o procurador da República Sergio Suiama, coordenador do GT sobre Justiça de Transição do MPF/RJ, mestre em Direito pela Universidade de Columbia (NY), e autor do relatório de atuação do MPF que embasou o livro, e o professor José Carlos Moreira da Silva Filho, da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pós-Graduação em Ciências Criminais e Graduação em Direito), ex-Vice-Presidente da Comissão de Anistia do Brasil e autor do livro "Justiça de Transição - da ditadura civil-militar ao debate justransicional", publicado em 2015.

    Exemplares da publicação serão distribuídos no evento.

    SERVIÇO
    Memorial da Resistência de São Paulo (prédio onde funcionou o antigo Dops)
    Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar
    Telefone: (011) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
    Aberto de quarta a segunda, possui uma exposição permanente sobre as graves violações de direitos humanos cometidas pela ditadura em São Paulo.
    Entrada Gratuita
















    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
    (11) 3269-5068 / 5368 / 5170 (Marcelo Oliveira)
    prsp-ascom@mpf.mp.br
    twitter.com/mpf_sp

    Memorial da Resistência de São Paulo
    Kátia Felipini Neves – (11) 3335.4996
    kneves@memorialdaresistenciasp.org.br







    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações127
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-lanca-em-sao-paulo-livro-sobre-atuacao-contra-crimes-da-ditadura-militar/469998280

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)