Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF lança no Rio de Janeiro livro sobre atuação contra crimes da Ditadura Militar

    Evento acontece na Associação Sholem Aleichem, no próximo dia 26, às 18h. Livro Crimes da Ditadura Militar, do MPF, relata atuação da instituição no combate aos crimes cometidos pela repressão

    há 7 anos

    No próximo dia 26, a partir das 18 horas, em evento conjunto com o Grupo Tortura Nunca Mais/RJ e com o Centro Pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL), o GT sobre Justiça de Transição do Ministério Público Federal (MPF) fará o lançamento do livro “Crimes da Ditadura Militar”. A publicação trata-se de um relatório da atuação do MPF entre 2012 e 2017 na investigação e responsabilização dos crimes cometidos pela ditadura militar, entre 1964-1985. O evento celebra o Dia Internacional de Luta Contra a Tortura e será realizado na Associação Sholem Aleichem (Rua São Clemente, 155 - Bloco 2 - Fundos - Botafogo).

    Com quase 350 páginas, a obra contém um resumo de todas as 27 ações penais ajuizadas pela instituição até o momento, em face de 47 agentes da repressão envolvidos em 43 crimes cometidos contra 37 pessoas. Gráficos e tabelas detalham as ações penais para processar e julgar tais crimes, com informações sobre o ano de instauração das ações, local onde corre o processo, nomes dos denunciados e andamento dos processos nas instâncias da Justiça Federal.

    O material produzido nas investigações em curso foi parcialmente disponibilizado na publicação e representa uma importante fonte de pesquisa histórica a respeito da organização e dos métodos utilizados pelo Estado ditatorial.

    Completam a obra esclarecimentos sobre todas as teses jurídicas desenvolvidas pelo MPF para dar cumprimento à sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso Gomes-Lund (Araguaia), que condenou o Brasil a investigar e punir os crimes da ditadura militar. O livro traz emocionantes depoimentos de familiares de desaparecidos políticos, como os do escritor Marcelo Rubens Paiva, Victória Grabois e Iara Xavier Pereira, e de sobreviventes da repressão, como Amelinha Teles.

    A programação do evento prevê uma mesa-redonda, seguida de debate com a plateia, com o procurador da República Sergio Gardenghi Suiama, coordenador do GT sobre Justiça de Transição do MPF/RJ e autor do relatório, e Elizabeth Silveira e Silva, integrante do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ.

    Exemplares da publicação serão gratuitamente distribuídos no evento.

    SERVIÇO
    Associação Sholem Aleichem
    Endereço: Rua São Clemente, nº 155, bloco 2, fundos - Botafogo
    Mesa de debate: Sergio Suiama (MPF/RJ) e Elizabeth Silveira e Silva (GTNM/RJ)
    Entrada Gratuita















    Assessoria de Comunicação Social Procuradoria da República no Rio de Janeiro Tels: (21) 3971-9460 / 9488 www.prrj.mpf.mp.br twitter.com/MPF_PRRJ
    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações241
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-lanca-no-rio-de-janeiro-livro-sobre-atuacao-contra-crimes-da-ditadura-militar/471161017

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)