Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF defende competência da Justiça Federal em ação sobre controle eletrônico de médicos em Lagoa do Sítio (PI)

    Decisão de 1ª instância determinou a remessa do feito para a Justiça Comum Estadual

    há 7 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) defendeu, em parecer, a competência da Justiça Federal para analisar a Ação Civil Pública (ACP) que visa a implementar, no município de Lagoa do Sítio (PI), o controle eletrônico de frequência dos profissionais da saúde, incluindo médicos e odontólogos, bem como responsabilizar aqueles que não cumprirem sua jornada de trabalho.

    O Juízo da Subseção de Picos, no Piauí, declarou a ilegitimidade do MPF e remeteu o feito para a Justiça Comum Estadual, Comarca de Valença do Piauí. O MPF no Piauí interpôs apelação para que a decisão fosse reformada, sendo o processo remetido ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

    Em parecer, o procurador regional da República Bruno Calabrich afirma que é clara a legitimidade do MPF para propor a ACP, pois os recursos que compõe o Sistema Único de Saúde (SUS) são fruto de repasses automáticos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), sendo que a fiscalização de sua correta aplicação é de competência do Ministério da Saúde.

    Além disso, o Decreto nº 1.233/94 prevê a fiscalização pelos órgãos de Controle Interno do Poder Executivo e do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre os recursos transferidos pelo FNS e a Lei Complementar nº 141/2012 manteve esse sistema de auditoria federal nas hipóteses de transferências automáticas do FNS aos fundos estaduais e municipais. “É evidente o interesse federal em evitar a malversação dos recursos investidos na área da saúde, que são, em parte, provenientes do Fundo Nacional de Saúde”, afirma o procurador no parecer.

    Ele apresenta ainda julgados do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que seguem esse mesmo entendimento do MPF. Destaca também que o TCU tem afirmado o interesse da União e sua atribuição para as respectivas contas quando se trata de verba federal transferida ao fundo estadual ou municipal, automaticamente. Para o procurador, o fato de não ser a União, nem fundação, autarquia ou empresa pública federal, a autora da ação, não afasta a presença do interesse federal.

    Ponto eletrônico - A ACP contra o Município de Lagoa do Sítio (PI) objetiva a implantação de um mecanismo de controle de horário eletrônico para todos os profissionais da área da saúde que prestem serviços no âmbito do SUS, que se mostra mais eficiente e menos suscetível a fraudes. O Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 2.571, de 12 de novembro de 2012, determinou o ponto eletrônico biométrico como mecanismo obrigatório de controle de frequência dos profissionais da saúde no âmbito do SUS. De acordo com a portaria, o uso do controle eletrônico de ponto para registro de assiduidade e pontualidade deve abranger os servidores públicos lotados e em exercício nos órgãos do Ministério da Saúde em todo o território nacional.

    Apesar da edição da portaria pelo MS, o prefeito do município de Lagoa do Sítio teria autorizado parcela dos servidores da área da saúde que tenha sua assiduidade verificada por meio de ponto manual, o que fere os princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade e da eficiência, além dos princípios da supremacia do interesse público, da razoabilidade e da máxima efetividade dos direitos fundamentais sociais.

    Entenda o caso – O MPF expediu ofício ao município requisitando informações sobre a instalação de ponto eletrônico para os profissionais de saúde de modo geral, incluindo médicos e odontólogos. Solicitou também informações sobre o fornecimento de certidões para o usuário que não foi atendido no SUS; a criação de quadro de avisos, a serem instalados nas unidades de saúde, que informem a população acerca dos horários que devem ser cumpridos por médicos e odontólogos, bem como disponibilização, na internet, do horário e local desses profissionais que ocupam cargos públicos vinculados ao SUS. No entanto, apesar de reiterado pedido, a Prefeitura de Lagoa do Sítio não prestou as informações solicitadas.

    Além da instalação do controle eletrônico de frequência, a ACP pede a garantia do fornecimento de certidão ou documento equivalente a todos os usuários do SUS não atendidos no serviço de saúde solicitado, no qual constem o nome do usuário, unidade de saúde, data, hora e motivo da recusa de atendimento, sempre que assim solicitarem; e que seja determinado o dever de fornecer certidão ou documento equivalente ao servidor público da unidade, ainda que os serviços de recepção sejam terceirizados.

    De acordo com a ACP, o município deve providenciar ainda a instalação, em local visível das salas de recepção das unidades de saúde do município, de forma clara e objetiva, de quadro contendo os nomes de todos os médicos em exercício na unidade naquele dia, bem como a especialidade e o horário de início e de término da jornada de trabalho de cada um deles. O quadro deverá informar também que o registro de frequência dos profissionais estará disponível para consulta de qualquer cidadão. Devem ser estabelecidas rotinas destinadas a fiscalizar o cumprimento dessas medidas, sob pena de responsabilidade pelas ilegalidades que vierem a ocorrer.

    O processo tramita no TRF1.

    Processo nº 0000713-73.2016.4.01.4001.





















    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal
    Procuradoria Regional da República da 1ª Região
    Tel.: (61) 3317-4583
    No twitter: mpf_prr1



    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações401
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-defende-competencia-da-justica-federal-em-acao-sobre-controle-eletronico-de-medicos-em-lagoa-do-sitio-pi/478946046

    Informações relacionadas

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 8 anos

    MPF promove ação nacional para cobrar uso de ponto eletrônico por médicos e profissionais do SUS

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)