Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Após acordo com o MPF/SP, Band vai veicular propaganda para combater cyberbullying

    Medida visa à compensação em procedimento que noticiava maus tratos sofridos por candidatos do programa “The X-factor Brasil” durante audições na Arena Corinthians

    há 7 anos

    Em virtude de compromisso firmado com o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP), a TV Bandeirantes vai produzir e veicular propaganda de natureza pedagógica e social com o objetivo de coibir a prática do cyberbullying entre crianças e adolescentes. O MPF e a emissora assinaram Termo de Acordo e Compromisso nesta sexta-feira (21). As transmissões vão acontecer diariamente pelo período de 30 dias, a partir de 24 de julho, com inserções em diferentes horários durante a programação voltada para o público infantojuvenil.

    A medida foi acertada como forma de compensação por irregularidades noticiadas por participantes do processo de seleção para o programa “The X-factor Brasil”, transmitido no país pela TV Bandeirantes em 2016. Na ocasião, candidatos selecionados pela empresa compareceram à Arena Corinthians para se apresentarem a produtores da atração. Contudo, segundo denúncia recebida pelo MPF, a emissora não se preparou adequadamente para recepcionar o grande número de participantes, que permaneceram longos períodos em pé. Também não havia quantidade suficiente de banheiros, água e alimentos.

    Os problemas narrados pelos candidatos levaram à instauração de inquérito civil pela Procuradoria da República em São Paulo. Durante a apuração dos fatos, a emissora esclareceu que as falhas foram resultado do grande número de pessoas que compareceram à seleção, quase três vezes maior do que o inicialmente esperado. Ante a falta de previsão para a continuidade do programa, o MPF buscou, como solução satisfatória para o caso, a compensação por meio de campanha de interesse social.

    Campanha - A propaganda que será veiculada pela emissora vai abordar os comportamentos e consequências prejudiciais do cyberbullying com o objetivo de prevenir e combater a prática. “Este acordo tem como finalidade unir esforços contra este fenômeno, buscando a conscientização da população sobre os malefícios sociais e emocionais causados às vítimas”, destaca a procuradora da República Priscila Schreiner, responsável pelo inquérito.

    A produção e veiculação da campanha serão supervisionadas pelo MPF/SP e pela ONG SaferNet, a fim de que transmita com efetividade a mensagem sobre as consequências danosas e indesejáveis provocadas pelo cyberbullying e obtenha o maior alcance possível entre o público infantojuvenil. As duas instituições já trabalham juntas para incentivar e divulgar boas práticas no uso da internet, por meio de oficinas e palestras voltadas para jovens e educadores, no âmbito do projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”. Clique aqui para saber mais.

    O cumprimento das obrigações assumidas com a assinatura do Termo de Compromisso possibilitará o arquivamento do inquérito. Durante as tratativas entre o MPF e a TV Bandeirantes, foi acordado ainda que, caso a emissora resolva produzir uma nova temporada do programa “The X-factor Brasil”, a decisão deverá ser informada à Procuradoria da República, com o detalhamento de uma nova forma de realização das audições, de modo que os problemas ocorridos não se repitam.

    Leia a íntegra do Termo de Acordo e Compromisso

    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
    Informações à imprensa: Ana Luíza Reyes
    (11) 3269-5068 / 5368 / 5170
    prsp-ascom@mpf.mp.br
    twitter.com/mpf_sp




    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações139
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apos-acordo-com-o-mpf-sp-band-vai-veicular-propaganda-para-combater-cyberbullying/480220473

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)