Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/PI realizará oficina sobre o uso seguro, consciente e responsável da internet

    Iniciativa busca capacitar educadores das redes pública e particular dentro do projeto Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas

    há 7 anos

    Contribuir para o uso seguro, consciente e responsável da internet, promovendo a cidadania no mundo digital. Esse é o objetivo da oficina “Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas online”, que a Procuradoria da República no Piauí (PR/PI) sedia na próxima terça-feira,21 de agosto, a partir das 8 horas, no Auditório do Edifício-Sede, localizado à Avenida João XXIII, 1390, Bairro Noivos, Teresina/PI.

    A atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, realizado pelo Ministério Público Federal em parceria com a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O público-alvo do evento são representantes e educadores de instituições de ensino públicas e particulares do Estado do Piauí, além de entidades de classe para debater sobre o uso seguro, consciente e responsável da internet.

    Foram convidados a participar a UFPI, o IFPI, a UESPI, as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, Secretaria de Assistência Social e Cidadania a Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado, os Conselhos Estadual e Municipal de Educação, o Conselho Estadual de Educação em Direitos Humanos, o Conselho Regional de Psicologia da 21ª Região, a Associação dos Conselheiros Tutelares, o Sindicato das Escolas Particulares de Teresina, a União dos Conselhos Municipais de Educação, União Municipal dos Estudantes Secundaristas. Foram disponibilizadas 150 vagas e as inscrições deverão ser feitas pelo Link http:www.safernet.org.br/site/oficinas/inscricao.

    Participarão também a Assessora da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, Patrícia Ponte, e o representante da Ong SafeNet Brasil, Rodrigo Nejm, que ministrará a oficina. A proposta é oferecer aos educadores subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas acerca dos desafios para o uso seguro e cidadão da internet, abordando temas como ciberbullying, sexting, aliciamento, privacidade, canais de denúncia e uso excessivo da rede.

    Para o procurador regional dos direitos do cidadão Kelston Pinheiro Lages, a proposta é contribuir para o debate e capacitação dos educadores como agentes multiplicadores em suas instituições para o uso da internet como ferramenta para o exercício da cidadania. “Consideramos essencial o engajamento dos profissionais da Educação para que nossas crianças e adolescentes tenham, cada vez mais, condições de desfrutar dos recursos da Internet, minimizando as situações de risco e as vulnerabilidades em relação aos cibercrimes, dentre eles, o crime de aliciamento para fins sexuais e o de divulgação de pornografia infantojuvenil pela Internet.

    Saiba mais - Realizado pelo Ministério Público Federal, em parceria com a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil, o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” se alinha às diretrizes estabelecidas pelo Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014), que em seu artigo 26 destaca o dever constitucional do Estado na prestação da educação para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.

    Em sua primeira etapa, o projeto esteve na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

    A segunda etapa do projeto – iniciada em outubro de 2016 – contemplará outros 15 estados da federação.














    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal no Estado do Piauí
    Fones: (86) 3214 5925/5987
    E-mail: prpi-ascom@mpf.mp.br
    twitter@MPF_PI

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações228
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-pi-realizara-oficina-sobre-o-uso-seguro-consciente-e-responsavel-da-internet/489113767

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)