Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF realiza evento para marcar os 30 anos do acidente com Césio 137 em Goiânia

    Evento ocorre no dia 12 de setembro no auditório da Procuradoria da República em Goiás

    há 7 anos

    Resgatar a memória do acidente radioativo com o Césio 137 ocorrido em 13 de setembro de 1987, apresentar à sociedade toda a atuação do MPF nos últimos 30 anos, além de prestar uma homenagem às vítimas. Com esse objetivo, o Ministério Público Federal em Goiás (MPF) prepara o evento “Césio 137 – 30 anos do acidente em Goiânia: memórias e reflexões”, que será realizado na próxima terça-feira (12). Toda a programação está aberta à participação da sociedade.

    Diversas ações estão previstas para o evento: debate, com a participação de membros do MPF, da professora da UFG, Telma Camargo, e de representantes de órgãos públicos e das vítimas do acidente; exposição de artes sobre a temática do acidente com obras criadas por artistas pertencentes à Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV) e exposição de trabalhos científicos sobre o caso do Césio 137 pela Biblioteca Sebastião Fleury Curado.

    Além disso, durante o evento será realizado o lançamento do site criado pelo MPF/GO, contendo o histórico dos acontecimentos e a atuação do órgão ao longo desses 30 anos, sobre temas como responsabilização criminal dos envolvidos, danos ao ambiente e à saúde dos atingidos, construção definitiva do depósito do lixo radioativo, pensões e indenizações devidas, responsabilizações de pessoas físicas e jurídicas e assistência à saúde das vítimas.

    Pelo MPF já confirmaram presença os subprocuradores-gerais da República Wagner Natal Batista e Franklin Rodrigues da Costa. O primeiro foi o responsável pelo oferecimento da denúncia, em 30 de novembro de 1987, em que pediu a condenação dos responsáveis pelo Instituto Goiano de Radioterapia (local de onde a cápsula de material radioativo foi retirada) às penas previstas nos artigos 121 (homicídio) e 129 (lesão corporal) do Código Penal. O segundo foi o responsável pelo ajuizamento da ação civil pública, em julho de 1990, com o objetivo de construir o depósito definitivo dos rejeitos radioativos.

    O acidente – No dia 13 de setembro de 1987, catadores de lixo encontram, nas antigas instalações do Instituto Goiano de Radioterapia, no centro de Goiânia, um aparelho de radioterapia abandonado. Eles removem o equipamento e o vendem a um ferro-velho, onde foi desmontado, expondo ao ambiente 93g de cloreto de césio-137 (CsCI). Somente em 28 de setembro de 1987, a esposa do dono do ferro-velho leva parte da máquina de radioterapia até a sede da Vigilância Sanitária, quando é identificada a contaminação radioativa. Em 23 de outubro, pouco mais de um mês após o acidente, a criança Leide das Neves (sobrinha do dono do ferro-velho) faleceu em decorrência dos efeitos radioativos, vindo a tornar-se símbolo do acidente.

    SERVIÇO
    Césio 137 – 30 anos do acidente em Goiânia: memórias e reflexões
    Público-alvo: sociedade em geral
    Data: 12 de setembro de 2017
    Horário: 14h
    Local: auditório da Procuradoria da República em Goiás (Avenida Olinda, Edifício Rosângela Pofahl Batista, Quadra G, Lote 02, nº 500, Park Lozandes. Goiânia – Goiás. CEP 74884-120)

    Programação:
    - Debate
    - Exposição artística
    - Exposição de trabalhos científicos
    - Lançamento do site




















    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal em Goiás
    Fones: (62) 3243-5454/3243-5266
    E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.br
    Site: www.mpf.mp.br/go
    Twitter: http://twitter.com/mpf_go
    Facebook: /MPFederal

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações152
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-realiza-evento-para-marcar-os-30-anos-do-acidente-com-cesio-137-em-goiania/496799904

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)