Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF recebe cerca de 160 educadores para discutir educação digital nas escolas em Alagoas

    Evento, ocorrido na sede da OAB/AL, integra o projeto "Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas", realizado pelo MPF em parceria com a Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil

    há 6 anos

    Nesta terça-feira (14), o Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas recebeu uma oficina para capacitar educadores sobre o uso seguro da internet, especialmente por crianças e jovens. Aproximadamente 160 profissionais estiveram na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Maceió/AL, no evento “Segurança, ética e cidadania na internet: educando para boas escolhas online”, que abordou temas como ciberbullying, sexting, aliciamento e crimes de ódio.

    A atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, que tem como objetivo formar agentes multiplicadores de conscientização digital em instituições de ensino. Ele é desenvolvido pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do MPF em pareceria com a ONG Safernet e com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Alagoas faz parte da segunda etapa do projeto, que já passou por diversos estados da federação.

    Compuseram a mesa de abertura do evento a procuradora regional dos Direitos do Cidadão em Alagoas Niedja Kaspary; a presidente da OAB/AL, Fernanda Marinela; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Marcelo Beltrão; e o psicólogo Rodrigo Nejm, diretor de educação da SaferNet e instrutor da oficina.

    Mesa de abertura do evento, que aconteceu no dia 14/11/2017, na sede da OAB/AL

    Na abertura, a procuradora da República Niedja Kaspary ressaltou a importância de orientar crianças e adolescentes sobre o uso ético da Internet. “É necessário educar - com orientação, diálogo e conscientização – para que eles não se tornem vítimas de crimes cibernéticos, mas também para que, futuramente, estas crianças e adolescentes não se tornem os aliciadores”, concluiu abordando a questão da pedofilia.

    De acordo com Rodrigo Nejm é necessário desmistificar. Abordar o uso seguro da internet não é atribuição exclusiva de professores de informática ou de quem domina a área de tecnologia. “Pesquisas mostram que as crianças convivem cada vez mais cedo com a internet, durante muitas horas diárias, mas elas não dominam as habilidades necessárias para o uso seguro e responsável. Profissionais das diversas áreas devem se familiarizar com o tema para aplicá-lo da melhor forma nas suas instituições”, argumentou.

    Durante todo o dia, profissionais das redes estadual e municipal receberam dicas e sugestões de como abordar o tema em seus conteúdos programáticos dentro de sala de aula. Eles receberam subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas acerca dos desafios para o uso seguro e cidadão da internet. Foi abordado ainda dados técnicos sobre privacidade e segurança, canais de denúncia e uso excessivo da rede.

    Educadores participam do evento "Segurança, ética e cidadania na internet: educando para boas escolhas online"

    Além disso, foram disponibilizadas aos participantes do evento a cartilha “Diálogo Virtual 2.0: preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?” – produzida pela SaferNet em cooperação com o MPF e cuja versão digital está disponível no site da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).

    Clique aqui para ter acesso à cartilha digital.

    Assessoria de Comunicação Social Ministério Público Federal em Alagoas (82) 2121-1485/9.9117.4361 pral-ascom@mpf.mp.br twitter.com/mpf_al
    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-recebe-cerca-de-160-educadores-para-discutir-educacao-digital-nas-escolas-em-alagoas/520565024

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)