Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dois são condenados por trabalho análogo à escravidão após ação do MPF em Passo Fundo (RS)

    Trabalhadores rurais eram submetidos a condições subumanas

    há 6 anos

    Duas pessoas foram condenadas, em ação do MPF em Passo Fundo (RS), após reduzir 35 trabalhadores rurais a condição análoga à de escravos, por meio da imposição de condições degradantes de trabalho; da restrição da liberdade de locomoção, em razão de dívida contraída, e do apossamento de documentos pessoais, com a finalidade de retê-los no local de trabalho.

    A situação dos trabalhadores submetidos a condições subumanas de trabalho vieram à tona após denúncia anônima, que, de imediato, resultou em diligências do MPF em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nos alojamentos situados na Linha São Roque, no município de Ibiraiaras (RS).

    Era prometido aos trabalhadores o pagamento de R$20,00 por saco de batata colhida, mas como somente conseguiram trabalhar uns poucos dias naquele período devido ao clima de inverno, as dívidas com sua manutenção - principalmente aquelas referentes à alimentação - seguiam aumentando e, dessa forma, eles não possuíam condições financeiras para retornar aos seus estados de origem.

    Além disso, o espaço onde foram alojados não era suficiente para todos e não contava com as mínimas condições de higiene, uma vez que os dejetos oriundos do banheiro e da cozinha eram depositados ao lado do imóvel. Não havia roupas de cama e colchões para todos e os existentes haviam sido vendidos aos trabalhadores por um dos próprios condenados.

    Os trabalhadores não possuíam roupas adequadas para o trabalho no inverno gaúcho, contando somente com a “roupa do corpo”, já que não lhes foi disponibilizado equipamentos de proteção contra o clima severo.

    Quando da chegada em Ibiraiaras, os trabalhadores entregaram suas carteiras de trabalho, as quais ficaram retidas com o intuito de mantê-los no local da colheita de batatas.

    Um dos réus foi condenado à pena de 3 anos e 9 meses de reclusão, enquanto o outro foi condenado à pena de 3 anos de reclusão. Da decisão proferida cabe recurso.











    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
    Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369 / 98423 9146
    Site: www.mpf.mp.br/rs
    E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
    Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
    Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dois-sao-condenados-por-trabalho-analogo-a-escravidao-apos-acao-do-mpf-em-passo-fundo-rs/532645742

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)