Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STF mantém resolução da Agência Nacional da Vigilância Sanitária que proíbe adição de insumos ao cigarro

    Decisão seguiu entendimento da Procuradoria-Geral da República. Para PGR, Anvisa tem o dever de defender interesses da coletividade

    há 6 anos

    Na primeira sessão do ano, realizada nesta quinta-feira (1º), o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que trata do poder normativo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para regulamentar produtos derivados do tabaco. Seguindo o entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR), a ação foi julgada improcedente e a resolução da agência reguladora foi mantida.

    No julgamento, retomado a partir do voto da relatora, Rosa Weber, cinco ministros consideraram que a Anvisa é competente para proibir aditivos em derivados fumígenos de tabaco, e outros cinco consideraram que ela extrapolou sua competência. Com o empate, o quórum de seis votos exigidos para a declaração de inconstitucionalidade de uma norma não foi atingido. Dessa forma, a ADI foi julgada improcedente sem eficácia vinculante, ou seja, o entendimento não precisa ser seguido em outros casos. Já no ponto referente à Lei 9.782/99, por maioria de votos, a ação foi julgada improcedente e foi mantida a constitucionalidade da norma.

    PGR - Em parecer enviado ao STF, em junho de 2013, a Procuradoria-Geral da República destacou que a resolução da Anvisa tem respaldo no interesse da coletividade de regular os atores do mercado, que buscam auferir lucro e expandir sua área de influência comercial, independentemente das consequências sociais. De acordo com o documento, como a regulamentação de produtos fumígenos se insere no âmbito das atribuições da Anvisa, não resta dúvida de que a agência possui não somente competência normativa para agir em caráter geral e abstrato, mas tem o dever de atuar nesse sentido.

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações114
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-mantem-resolucao-da-agencia-nacional-da-vigilancia-sanitaria-que-proibe-adicao-de-insumos-ao-cigarro/541391496

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)