Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mulheres na política: em Pernambuco, MP Eleitoral vem atuando em defesa da participação feminina

    Em 2017, Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco ingressou com oito representações por irregularidades quanto à presença das mulheres na propaganda partidária; outras iniciativas vêm sendo tomadas pelo MP Eleitoral em defesa da igualdade de gêneros nas eleições

    há 6 anos

    A garantia da participação efetiva das mulheres na política tem sido um dos focos da atuação do Ministério Público Eleitoral. Esta semana, a Procuradoria-Geral Eleitoral promove uma ação nacional de conscientização denominada #MulheresNaPolítica. A iniciativa integra o projeto “MPF 30 Anos Cidadão” e marca o aniversário da lei que garantiu o direito de voto às mulheres brasileiras, aprovada em 24 de fevereiro de 1932, no governo de Getúlio Vargas.

    A questão tem recebido atenção especial do MP Eleitoral em Pernambuco. Em 2017, o órgão ingressou com oito representações na Justiça Eleitoral contra partidos que não garantiram o devido espaço às mulheres na propaganda partidária realizada em 2016: PT, PSB, PP, PTB, SD, PEN, PRTB, PSDB. Essas legendas desrespeitaram a Lei nº 9.096/95, que estabelecia que, ao menos, 20% da duração total das inserções partidárias deveria ser destinada às mulheres.

    Todas as representações propostas pelo MP Eleitoral foram julgadas procedentes – exceto aquelas contra PTB, SD e PRTB, que ainda aguardam o julgamento. A sanção prevista para os partidos que descumprissem essa norma seria a perda de tempo de inserções de propaganda partidária no semestre seguinte, equivalente a cinco vezes a duração da inserção ilícita. Entretanto, na prática, nenhum dos partidos será punido, porque a propaganda partidária – que não deve ser confundida com a propaganda eleitoral, veiculada no período próximo à eleição – foi extinta por uma mudança recente na legislação.

    Para o procurador regional eleitoral em Pernambuco, Francisco Machado, apesar de a lei ter extinto a propaganda partidária e, consequentemente, a exigência de incentivo à participação feminina, não se deve esquecer que existem outras formas de fomentar a atuação das mulheres na política. “O MP Eleitoral acompanha o lançamento das candidaturas pelos partidos políticos e envia recomendação a cada eleição, para que eles realizem campanhas de participação das mulheres no âmbito interno e evitem requerer o registro de candidaturas fictícias com o único objetivo de cumprir o percentual de gênero exigido pela legislação”, explicou.

    O MP Eleitoral também fiscaliza a aplicação de percentuais do Fundo Partidário na criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres (artigo 44, V, da Lei nº 9.096/1995) e no financiamento das campanhas eleitorais para aplicação nas campanhas de suas candidatas (artigo da Lei nº 13.165/2015). Além disso, são apoiadas e adotadas práticas que fomentam esse debate, a exemplo de encontros e seminários em parceria com outras instituições e órgãos públicos.

    _________

    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco
    (81) 2121.9823 / 2121.9824
    prr5-ascom@mpf.mp.br



    A Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco (PRE-PE) é o órgão do Ministério Público Federal que atua perante o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PE).

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações146
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mulheres-na-politica-em-pernambuco-mp-eleitoral-vem-atuando-em-defesa-da-participacao-feminina/548572970

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)