Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/PI: Justiça condena ex-prefeito de Curralinhos e empresário em ação penal

    O ex-gestor teria recebido toda a verba referente ao Termo de Compromisso com a Funasa e repassou o valor para a empresa que realizaria as obras, no entanto o objeto conveniado não foi executado por completo

    há 6 anos

    A pedido do Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI), a 3ª Vara da Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Curralinhos (PI) Ronaldo Campelo dos Santos e o empresário Giuliano de Sousa Soares, pela prática de crime cometido durante o mandato, entre os anos de 2009 a 2012.

    De acordo com a ação penal do procurador da República Tranvanvan da Silva Feitosa, o ex-prefeito celebrou o Termo de Compromisso nº TC/PAC 0157/09 com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), cujo valor era de R$ 349 mil com o objetivo de implantar um sistema de abastecimento de água nas localidades Bairro Faveira, Povoado Pintado e Vila Santa Cruz.

    Para o MPF, o ex-gestor teria recebido toda a verba referente ao termo de compromisso o qual repassou todo o valor para a empresa que realizaria as obras (Empresa de Construções e Serviços Ltda – Emcosel), de propriedade do empresário executante, Giuliano de Sousa Soares. No entanto, o objeto conveniado não foi executado por completo.

    Fato constatado por meio de parecer técnico elaborado pela Funasa, da execução de apenas 49,17% da meta física pactuada e que o ex-gestor não realizou a contrapartida proporcional do TC/PAC nº. 0157/09, sem falar que teria se utilizado dos rendimentos das verbas federais sem anuência da fundação; além de não ter prestado contas dos valores recebidos.

    O juízo da 3ª Vara Federal julgou parcialmente procedente o pedido do MPF e condenou o ex-prefeito de Curralinhos (PI) Ronaldo Campelo dos Santos e o empresário Giuliano de Sousa Soares à pena-base em 4 anos e 6 meses de reclusão, para cada réu. A pena privativa de liberdade de cada condenado será cumprida inicialmente em regime semi- aberto.

    Também foram condenados à suspensão pelo prazo de 5 anos, para o exercício de cargo e função pública eletivo ou de nomeação, bem como a perda dos cargos públicos que porventura ocupem naquela data. Após o trânsito em julgado desta sentença, nos termos do art. , § 2º, do Decreto-Lei nº 201/67.

    Aos réus foi concedido o direito de recorrer em liberdade.

    Ação Penal – Processo nº 4309-68.2016.4.01.4000

    Confira a sentença na íntegra

    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal no Estado do Piauí
    (86) 3214 5925/5987
    prpi-ascom@mpf.mp.br
    facebook.com@MPFEDERAL
    instagram@mpf_oficial

    twitter@MPF_PI

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações153
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-pi-justica-condena-ex-prefeito-de-curralinhos-e-empresario-em-acao-penal/562751932

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)