Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/ES é finalista do VI Prêmio da República

    Ação desenvolvida pelo procurador da República Paulo Henrique Trazzi com comunidades indígenas está concorrendo na categoria Comunidades Tradicionais

    há 6 anos

    O projeto de criação do Fórum Permanente de Diálogo entre Empreendimentos e Comunidade Indígena de Aracruz (ES), capitaneado pelo procurador da República em Linhares, Paulo Henrique Trazzi, é uma das ações finalistas na categoria MPF – Comunidades Tradicionais do VI Prêmio da República de Valorização do Ministério Público Federal.

    A Comissão Julgadora do Prêmio divulgou a lista dos finalistas na última segunda-feira (23). Os trabalhos foram analisados por 12 jurados convidados pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), organizadora da premiação. Os critérios levados em consideração foram: eficiência, alcance social, criatividade, potencial de multiplicação e complexidade. As 125 iniciativas inscritas concorreram em quatro categorias: Ministério Público, Jornalismo, Responsabilidade Social e Advocacia de Direitos Coletivos.

    Fórum. O Fórum Permanente de Diálogo entre Empreendimentos e Comunidade Indígena de Aracruz foi criado em abril de 2017 e é composto pelo MPF, Defensoria Pública da União, Fundação Nacional do Índio (Funai), comunidades indígenas de Aracruz e dos empreendimentos que funcionam no município.

    Em Aracruz, existem pelo menos 39 empreendimentos instalados sobre as terras em que vivem os indígenas das comunidades Tupiniquim e Guarani. São empresas como Fibria, Vale, Jurong, NutriPetro, Imetame, Brasil Ambiental, TAG, Petrobras, Transpetro, entre outras.

    “O Fórum foi criado porque as comunidades indígenas de Aracruz talvez sejam as mais impactadas por empreendimentos no Brasil. Geralmente os impactos desses empreendimentos são analisados de forma isolada, sendo que eles são sinérgicos e, juntos, produzem um impacto maior do que quando avaliados isoladamente. Com as compensações que são oferecidas para as comunidades também funciona assim. Ou seja, se forem realizadas juntas elas têm um potencial maior para oferecer melhorias de vida para essas comunidades”, explica o procurador da República Paulo Henrique Trazzi.

    A médio e longo prazo o Fórum pretende viabilizar ações como a realização de estudos das principais demandas de mão de obra em empresas locais e criação de vagas para indígenas, além de cursos profissionalizantes e de especialização; aquisição de insumos e recursos para suas devidas manutenções; plantios diversos; compra de animais, mediante projeto de sustentabilidade; apoio à apicultura; sinalização e melhoria das estradas de acesso às aldeias; ampliação da rede de água e perfuração de poços; apoios via criação de Fundo: bolsas, cursos profissionalizantes, guia turístico, salva-vidas, línguas, informática, nível superior; fortalecimento do projeto de resgate da língua Tupi; construção de centros de lazer; entre outros.

    “Como os problemas relatados pelas comunidades, na maioria das vezes, surgem pela falta de diálogo com os atores envolvidos, o funcionamento do Fórum permite um canal permanente de diálogo e busca da resolução destes problemas. O Fórum não é a solução dos problemas, mas é uma ferramenta para alcançarmos soluções”, finaliza o procurador.

    Prêmio. Criado em 2012, o Prêmio República é uma iniciativa promovida pela ANPR e que tem como objetivo identificar, reconhecer e homenagear a atuação dos membros do MPF, além de estimular parcerias entre os entes que se dedicam à promoção da Justiça e à defesa do Estado Democrático de Direito, com projetos de responsabilidade social e reportagens jornalísticas. Nos últimos cinco anos, foram distribuídos 85 troféus entre os mais de 300 inscritos.

    A cerimônia de premiação será em 4 de junho de 2018, às 17 horas, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Todos os finalistas receberão Certificado de Participação do VI Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal.

    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal no Espírito Santo
    E-mail: pres-ascom@mpf.mp.br
    Telefones: (27) 3211-6444 // 3211-6489
    www.twitter.com/MPF_ES



    Relacionadas
    • #ABRILindígena: MPF/ES promove audiência pública sobre os impactos das instalações de empreendimentos para as comunidades indígenas de Aracruz
    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações107
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-es-e-finalista-do-vi-premio-da-republica/570796345

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)