Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/AC ajuiza ação para demarcação de Terra Kontanawa

    há 16 anos

    Funai não atendeu a recomendações e caso será decidido pela Justiça Federal.

    O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) ingressou com ação civil pública para obrigar a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a União a procederem a demarcação e o registro das terras onde vive o povo indígena Kontanawa, localizadas nas imediações do Rio Tejo, próximo à localidade Restauração, na Aldeia Sete Estrelas, município de Marechal Thaumaturgo, a 500 quilômetros da capital Rio Branco, e acessível apenas por via aérea ou fluvial.

    Desde o ano de 2005 a Funai tem recebido pedidos do MPF para que providenciasse a regularização fundiária das terras. O território requerido pelos indígenas é circunvizinho à área da Reserva Extrativista do Alto Juruá e, por algum tempo, índios e associados da reserva conviveram em harmonia, tendo os indígenas contribuído para consolidação da reserva.

    Segundo a alegação de lideranças indígenas, por discordarem da maneira como os recursos naturais estavam sendo tratados pelos outros associados, os índios passaram a ser discriminados e foram excluídos da associação, o que os fez reforçar, ainda mais, sua busca pela legalização da posse do território que, segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), sempre foi ocupado pelos Kontanawa.

    Após considerar esgotadas todas as tentativas de, amigavelmente, ver a Funai demarcar de maneira definitiva a terra indígena, o procurador da República Marcus Vinícius Aguiar Macedo ajuizou a ação pedindo que, após perícia antropológica que proceda à análise da terra e delimite com exatidão a área a que têm direito os kontanawa, a área em litígio seja declarada terra indígena de posse coletiva da comunidade indígena Kontanawa, bem como que a União efetue sua demarcação e a Funai registre a demarcação, passando a zelar pela mesma, conforme suas obrigações institucionais.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no Acre

    Fone: (68) 3214-1137

    email: ascom@prac.mpf.gov.br

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações155
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ac-ajuiza-acao-para-demarcacao-de-terra-kontanawa/57352

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)