Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto “Mundo Digital” do MPF e da SaferNet abraça a comunidade em Relvado (RS)

    Alunos e educadores de escolas públicas e privadas do Vale do Taquari apresentaram seus trabalhos na mostra Segurança Digital, na sexta-feira (4)

    há 6 anos

    O mundo virtual e o real tiveram uma conexão especial na mostra Segurança Digital do Vale do Taquari (RS), na última sexta-feira (4/05), no município de Relvado. Os materiais criados e utilizados em sala de aula por escolas públicas e privadas, envolvendo nesta rede de inclusão digital 35 municípios da região, abraçaram a comunidade e a praça Harmonia. Integrando o projeto “Mundo digital: dialogando sobre o uso ético, seguro e responsável” – idealizado pela procuradora da República Jaqueline Ana Buffon e pela educadora Adrialda Fátima Sfoglia Lorenzi e com o apoio do Diretor de Educação da SaferNet, Rodrigo Nejm –, a iniciativa que atingiu mais de 20 mil pessoas contou com a parceira da Prefeitura Municipal de Relvado.

    Neste espírito de compartilhar, cada escola participante levou para a comunidade o seu trabalho exposto nas tendas que circundaram e coloriram o local. Os alunos e professores apresentaram um cardápio de temas variados com abordagens interligando o ambiente virtual e as emoções reais, o uso consciente da internet, o bom uso das redes sociais, o mundo digital em sala de aula, os adolescentes conectados, a inclusão digital, entre outros.

    Ana Luíza Ribeiro, de nove anos, da Escola Municipal Anita Garibaldi, do município vizinho de Putinga, era só sorrisos. Orgulhosa das atividades feitas e voltadas para a emoção e sentimentos por meio dos emojis - “Compartilhe o que faz bem”, a pequena fazia questão de conversar com os visitantes. “Estou muito feliz. Achei muito legal tudo – as escolas, as apresentações, as músicas...”, disse. Ana Luíza, que gosta de “viajar por aí”, está aprendendo sobre a importância e dos riscos da internet e por isso, diz sem vergonha nenhuma, só usa o tablete quando a mãe libera e ainda não tem celular.

    Criatividade e conhecimento também estavam destacados no Zine/Fanzine (Zine é expressão, que pode vir em forma de texto, de imagem e de uma combinação de ambos) criado pela 1ª turma do Ensino Médio da Escola Estadual José Plácido de Castro, de Relvado. Camila Evaristo da Rosa e Vitória Delazeri, ambas de 15 anos, explicaram que um dos objetivos foi justamente mostrar as diferenças entre o real e o virtual e os cuidados necessários para se navegar nesta praça pública que é a internet. Desafio lançado pela educadora Rafaela Gurniak e muito bem executado pelos 21 alunos da turma a partir do tema “Internet, curta numa boa”. “Queríamos que essa expressão fosse criativa, que aflorasse neles o sentimento de que a gente pode ser a mesma pessoa nos dois mundos”, destacou a professora.

    Com o assunto “Internet, família, escola e comunidade: conectando as relações educacionais de nossos jovens”, a Escola Estadual Guararapes, de Arroio do Meio, desenvolveu o conteúdo nas áreas de matemática, de humanas e até na disciplina de espanhol. Na sociologia, o trabalho “todo mundo na rede” verificou os 10 aplicativos mais usados e quais os seus cuidados, consequências e questões legais quanto a idade de uso. Nesta fase inicial, que durou dois meses, o foco foi na segurança. “Agora, vamos dar sequência buscando novas abordagens”, acrescentaram Ândrea Regina Scheid, professora, e Flaudiane Dela Justina, orientadora.

    No espaço do Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS), por exemplo, foi possível tirar dúvidas sobre os canais de ajuda, como e para quem fazer as denúncias, conhecer e retirar as cartilhas educativas e informativas elaboradas e produzidas pelo Comitê Gestor da Internet- CGI.br e SaferNet, desenhar e pintar, além de assistir aos vídeos do Cineminh@ on-line. Questionamentos, esclarecimentos e depoimentos também deram o tom da chamada roda de conversa, que contou com um participante ilustre – seu Francisco Jandir Delazeri, de 81 anos. “Eu estou aprendendo...e isso aqui traz uma irmandade maior. Temos de evoluir e aprender com a tecnologia”, afirmou ele, contando que está fazendo um curso de computação. Além das visitações e do bate-papo, a programação incluiu atividades como piquenique, apresentações musicais, teatrais, de vídeos produzidos pelos alunos e contação de história.

    “Neste aniversário de 30 anos de Relvado estamos aqui, juntos, construindo a transformação social do Vale do Taquari no tema segurança digital. Conscientizar a população sobre o uso seguro e ético das tecnologias mostra-se uma pauta urgente que se dirige aos pais, crianças e adolescentes”, destacou a procuradora da República, Jaqueline Buffon, que coordena o Núcleo de Apoio no Combate aos Crimes Cibernéticos do MPF/RS, ao lembrar o fato de cada pessoa ser um multiplicador destas informações na sua comunidade.

    Saiba mais – O projeto “Dialogando e criando respostas sobre mundo digital com crianças, MPF e SaferNet – do Programa Integração AABB Comunidade Porto Alegre/RS” que, em 2017, venceu o 1º lugar no Prêmio República de Valorização do MPF, na categoria Responsabilidade Social, surtiu resultados práticos. A iniciativa inspirou o novo projeto “Mundo digital: dialogando sobre o uso ético, seguro e responsável”, sendo que a terceira etapa foi a realização em fevereiro de 2018 de um seminário em Encantado/RS, onde mais de 500 educadores, psicólogos, psiquiatras, médicos, assistentes sociais, conselheiros tutelares, agentes de saúde e diversas outras autoridades da região do Vale do Taquari puderam compartilhar saberes acerca de segurança digital tornando-se multiplicadores nas suas comunidades.
    O fechamento culminou com a mostra dos trabalhos na praça principal de Relvado, no dia 4. A escolha do município levou em consideração o prêmio conquistado por alunos da rede pública do município no 1º projeto Logos da FMSS que usava teoria da gameficação como forma de engajamento e desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes.

    Veja aqui a tabela completa dos municípios, e seus subprojetos, que participaram da atividade Segurança Digital: mostra de produções no Vale do Taquari/RS,que ocorreu na praça principal de Relvado.
















    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
    Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369 / 98423 9146
    Site: www.mpf.mp.br/rs
    E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
    Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
    Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações119
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-mundo-digital-do-mpf-e-da-safernet-abraca-a-comunidade-em-relvado-rs/574591348

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)