Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF pede que três diretores do Deinfra e da BTN Construtora sejam condenados por obra irregular em SC

    Representação criminal considera que denunciados tinham licença ambiental apenas para reforma e não para nova construção de ponte na Barra da Lagoa

    há 6 anos

    O Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) apresentou à Justiça Federal denúncia criminal contra o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e dois de seus diretores, a construtora BTN e seu proprietário, José Alfredo Singh, por promoverem a construção irregular da ponte da Barra da Lagoa. De acordo com o MPF as obras foram feitas sem estudos e licenciamento adequados, o que causou lesão ao meio ambiente, nas margens da Lagoa da Conceição e do Canal da Barra, na SC-406, na Fortaleza da Barra, em Florianópolis. A denúncia é da procuradora da República Analúcia Hartmann, do MPF/SC.

    Conforme a denúncia, com o auxílio do presidente do Deinfra, Paulo Roberto Meller, do diretor de Manutenção do órgão, Celso Luiz Muller de Faria, e do gerente de Meio Ambiente, Carlos Osvaldo de Farias, a empresa de José Alfredo Singh deu início à construção da nova ponte sobre o canal da Barra da Lagoa. A construção foi feita “em solo não edificável (aterramento do leito e das margens da Lagoa da Conceição e do Canal da Barra, áreas de Marinha e de preservação permanente), assim considerado em razão de seu valor paisagístico, ecológico e turístico, sem autorização do órgão competente (SPU/SC) e em desacordo com certidão ambiental obtida através de falsa informação (certidão nº. 1406533/2010-Fatma) – referente a uma obra de mera reforma da ponte já existente no local”.

    De acordo com a representação criminal, na condição de servidores do Deinfra, os três denunciados “dolosa e conscientemente, cada qual com sua participação”, possibilitaram o começo das obras irregulares da nova ponte, cientes de que a certidão ambiental emitida pelo IMA/Fatma “dizia respeito apenas à reforma da ponte já existente no local, nunca à construção de uma nova ponte, muito menos à não realização dos estudos necessários e apresentação das alternativas locacionais, haja vista a intervenção em áreas de preservação permanente (lei 12.651/12)”.

    A ação cita documentação que instruiu os autos de inquérito policial, aberto para investigar os fatos. Também segundo a denúncia do MPF/SC, os três diretores do Deinfra “sabiam, ainda, da necessidade de prévia autorização da Superintendência do Patrimônio da União em Santa Catarina (SPU/SC), já que as obras seriam (como efetivamente foram, mesmo sem autorização) executadas em áreas de Marinha e dentro do canal de ligação da Lagoa, bens da União (art. 20, VII, da CF/88)”.


    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal em SC
    Telefones (48) 2107-2466, 2107-2480 e 2107-2474
    E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
    www.mpf.mp.br/sc
    Twitter: @MPF_SC

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações405
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-pede-que-tres-diretores-do-deinfra-e-da-btn-construtora-sejam-condenados-por-obra-irregular-em-sc/576835145

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)