Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF lança coletânea de artigos e promove debate sobre improbidade administrativa e combate à corrupção

    Publicação e evento analisam os avanços e desafios no combate à corrupção após 25 anos de vigência da Lei de Improbidade Administrativa

    há 6 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) lançou nesta terça-feira (12) coletânea de artigos sobre improbidade administrativa. O lançamento ocorreu durante ciclo de debates que abordou os avanços e desafios no combate à corrupção após 25 anos de vigência da Lei 8429/92, que regulamenta a matéria. O evento aconteceu na Procuradoria-Geral da República, em Brasília, e reuniu cerca de 60 pessoas, entre membros e servidores do Ministério Público, representantes dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, além de pesquisadores e estudantes. Participaram da abertura dos debates o vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, e Mônica Nicida, coordenadora da Câmara de Combate à Corrupção do MPF (5CCR) – que organizou o evento.

    Mariz Maia exaltou que a lei responsabiliza quem pratica atos de improbidade administrativa. Enfatizou também o papel do MPF de conhecer a realidade e identificar de que maneira os instrumentos normativos podem ser utilizados para aprimorar a realidade dos brasileiros e torná-la mais republicana. Já a coordenadora da 5CCR pontuou que, apesar de ter 25 anos de vigência, a Lei de Improbidade Administrativa continua levantando importantes debates. “Temos vários aspectos interessantes e inovadores para analisar a aplicação da norma. Nesse sentido é que a Câmara de Corrupção do MPF promove o ciclo de debates e a coletânea de artigos sobre o tema”, assinalou.

    Coletânea – A publicação da 5CCR é eletrônica e já está disponível na internet. Ao todo, são nove artigos de experientes e destacados nomes do Ministério Público brasileiro sobre improbidade administrativa. “Os artigos dialogam, sobretudo, com este novo tempo, de transformação e de inquietude. Tempo que nos ensina e nos impele a conjugar novos verbos, como negociar e transigir, sem descuidar da boa-fé e do dever de proteger o patrimônio público. Tempo que nos instiga a conquistar caminhos inéditos e a jamais ceder aos reveses que naturalmente se põem em marcha”, explica Mônica Nicida no prefácio da publicação.

    Durante o encontro, foram discutidos ainda temas como a relação entre a Lei de Improbidade Administrativa e os acordos de leniência e colaboração premiada; o interesse e a legitimidade do MPF na improbidade, bem como a aplicação do princípio da insignificância; e os efeitos e a efetividade da condenação por improbidade administrativa. Neste último painel, foi também apresentado o Manual e Roteiro de Atuação para o Ministério Público Federal na Efetivação das Condenações nas Ações de Responsabilização por Improbidade Administrativa, produzido pelo procurador regional da República Alexandre Amaral Gavronski, que coordena Grupo de Trabalho vinculado à Câmara.

    Os painéis foram mediados pelos membros titulares da 5ª Câmara, Mônica Nicida, Renato Brill de Góes e Maria Hilda Marsiaj Pinto. O evento sobre os 25 anos da Lei de Improbidade Administrativa marcou também o último dia da atual composição da 5CCR. Em nome do colegiado, a subprocuradora-geral da República Mônica Nicida aproveitou a oportunidade para agradecer aos servidores e avaliar os últimos dois anos na coordenação como um período de “riqueza ímpar e imenso aprendizado”.

    Leia a coletânea de artigos sobre os avanços e desafios no combate à corrupção após 25 anos da Lei de Improbidade Administrativa

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr




    Relacionadas
    • MPF debate avanços e desafios no combate à corrupção após 25 anos da Lei de Improbidade Administrativa
    • Avanços e desafios no combate à corrupção após 25 anos da lei de improbidade são tema de debate
    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações410
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-lanca-coletanea-de-artigos-e-promove-debate-sobre-improbidade-administrativa-e-combate-a-corrupcao/588587209

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)