Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Regras sobre monitoramento de aviões que pulverizam agrotóxicos serão submetidas à consulta pública

    Assunto foi discutido em reunião na Anac com a presença dos membros do Grupo de Trabalho Agrotóxicos, da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF

    há 6 anos

    A Agencia Nacional de Aviacao Civil (Anac) vai submeter à consulta pública, via internet, a regulamentação sobre o sistema de monitoramento eletrônico para aeronaves agrícolas que pulverizam agrotóxicos. A decisão foi um dos resultados de reunião pública realizada nessa segunda-feira (18) na Anac, com a presença de representantes do Ministério Público Federal (MPF).

    Participaram do encontro os procuradores da República Marco Antônio Delfino, Fátima Borghi e Ana Paula Carvalho de Medeiros, respectivamente coordenador e integrantes do GT Agrotóxicos e Transgênicos da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF (4CCR). Além deles e de integrantes da Anac, estiveram presentes representantes das empresas de aviação agrícola e do Sindicato Nacional de Empresas de Aviação Agrícola.

    A reunião e a decisão de submeter as regras à consulta pública são resultado direto da atuação do MPF, que, em dezembro do ano passado, enviou à Anac recomendação pedindo a implantação de sistema para monitorar eletronicamente os aviões que pulverizam agrotóxicos em todo o país. No documento, o MPF defende que a criação de solução tecnológica é necessária para tornar mais eficientes os processos de fiscalização da aviação agrícola e monitoramento do cumprimento das regras estabelecidas para este tipo de aeronave. A falta de sistema informatizado e georreferenciado de controle dos aviões fragiliza a identificação de responsáveis por danos a terceiros e ao meio ambiente.

    Na reunião, os procuradores defenderam as posições já apresentadas na recomendação. Segundo eles, o monitoramento trará como resultados eficiência e redução dos custos de fiscalização da atividade, aumento na segurança das operações, com a consequente redução de acidentes, e diminuição da concorrência desleal e predatória no setor aeroagrícola. Veja aqui a íntegra da recomendação do MPF.

    O documento com a regulamentação para o sistema deverá ser publicado no sítio da Anac nos próximos dias. Todos os interessados poderão enviar contribuições e sugestão ao texto.

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr




    Relacionadas
    • MPF requer prioridade da Anac no monitoramento eletrônico de aeronaves agrícolas
    • MPF cobra adoção de sistema de monitoramento eletrônico de aeronaves agrícolas
    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações155
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/regras-sobre-monitoramento-de-avioes-que-pulverizam-agrotoxicos-serao-submetidas-a-consulta-publica/591397596

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)