Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF pretende identificar entidades de ensino federais em Goiás que homenageiam autores de violação de direitos humanos

    Instituições deverão informar a existência de homenagens a responsáveis por violações de direitos humanos, nacionais ou estrangeiros, vinculados a qualquer regime político-ideológico ou ditatorial

    há 6 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás instaurou, nesta quinta-feira (12), Procedimentos Preparatórios (PP) para apurar se universidades e institutos federais no estado, quais sejam, Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Instituto Federal de Goiás (IFG), concederam homenagens a autor de graves violações de direitos humanos, nacional ou estrangeiro, vinculado a qualquer regime político-ideológico ou ditatorial.

    De acordo com o procurador da República Ailton Benedito de Souza, os procedimentos basearam-se em Notícia de Fato instaurada a partir de informações veiculadas pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), que solicitou informações a mais de cem instituições públicas de ensino superior, nas 27 Unidades da Federação, sobre a existência de homenagens concedidas a quaisquer dos 377 autores de graves violações de direitos humanos praticados durante a ditadura militar no Brasil, entre 1964 e 1985, já identificados no Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade.

    Aílton Benedito entende que, em relação à UFG, ao IF Goiano e ao IFG, cabe ao MPF em Goiás a atribuição de iniciar a respectiva apuração. Assim, instaurou PP para cada um deles no intuito de prosseguir na investigação. Além disso, estendeu o seu objeto para abranger não só a identificação de homenagens concedidas aos autores de graves violações de direitos humanos praticados durante a ditadura, mas também em relação àqueles, nacionais ou estrangeiros, vinculados a qualquer regime político-ideológico ou ditatorial.

    Como primeira medida, o MPF oficiará às três instituições de ensino para que forneçam, no prazo de 30 dias, informações que apontem a existência de títulos honoríficos, nomes de prédios, salas, espaços, ruas, praças ou logradouros dos respectivos campi que façam alusão a essas pessoas, inclusive quanto aos seguintes nomes: Adolf Hitler, Kim II-Sung, Muammar al-Gaddafi, Francisco Franco, Augusto Pinochet, Josef Stalin, Kim Jong-Il, Slobodan Milosevic, Omar al-Bashir, Mao Tsé-Tung, Vladimir Lenin, Robert Mugabe, Benito Mussolini, Saddam Hussein, Pol Pot, Getúlio Vargas, Fidel Castro, Ernesto Che Guevara, Raul Castro, Hugo Chávez e Nicolás Maduro.

    Para mais informações, clique aqui e leia a íntegra do Despacho do procurador Ailton Benedito que determinou a instauração dos procedimentos.

    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal em Goiás
    Fones: (62) 3243-5454/3243-5266
    E-mail: prgo-ascom@mpf.mp.brSite: www.mpf.mp.br/goTwitter: http://twitter.com/mpf_goFacebook: /MPFederal

    • Publicações37267
    • Seguidores707
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações154
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-pretende-identificar-entidades-de-ensino-federais-em-goias-que-homenageiam-autores-de-violacao-de-direitos-humanos/600357149

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)