Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/MA: Ex-prefeito de Junco do Maranhão é condenado por ato de improbidade administrativa

    Iltamar de Araújo Pereira aplicou recursos direcionados ao município, de forma irregular, entre 2005 e 2006

    há 6 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão conseguiu na Justiça a condenação do ex-prefeito de Junco do maranhão, Iltamar de Araújo Pereira, por conta de irregularidades na utilização dos recursos recebidos pelo município através Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino fundamental (Fundef) nos exercícios de 2005 e 2006.

    Segundo o MPF, entre as irregularidades estão a utilização dos recursos para pagamentos indevidos e não aplicação de 60% na remuneração dos profissionais do magistério. Foram encontrados também vícios nos procedimentos licitatórios.

    De acordo com o art. 11º, inciso I, da Lei de Improbidade Administrativa, “praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto na regra de competência” configura ato de improbidade. Os atos do ex-prefeito enquadram-se, portanto, na tipificação legal e devem ser observados.

    A partir disso, a Justiça Federal determinou a suspensão dos direitos políticos de Iltamar de Araújo Pereira por oito anos e ainda o proibiu de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, mesmo que por intermédio de pessoa jurídica que seja sócio majoritário, por cinco anos. Além disso, deverá pagar multa civil no valor de R$ 10.000,00.

    O número do processo para consulta na Justiça Federal é 0005311-71.2014.4.01.3700

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no Maranhão

    Tel.: (98) 3213-7161

    E-mail: prma-ascom@mpf.mp.br

    Twitter:@MPF_MA

    • Publicações37267
    • Seguidores709
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações452
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ma-ex-prefeito-de-junco-do-maranhao-e-condenado-por-ato-de-improbidade-administrativa/604019635

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)