Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça determina que faculdade suspenda cobrança de taxas

    MPF apurou a cobrança ilegal de taxas pela IES que variam de R$ 1,50 a R$ 82,40

    há 6 anos

    A pedido do Ministério Público Federal (MPF) no Piauí, a 2ª Vara da Justiça Federal determinou à Faculdade São Gabriel – Novaunesc, em Teresina, que se abstenha de cobrar taxas para a execução de serviços de natureza ordinária, tais como primeira via de carteira de identificação, certidão de estudos, certidão de graduação, dentre outros.

    De acordo com a ação civil pública, ajuizada pelo procurador da República Marco Túlio Lustosa Caminha, que teve como base o Procedimento Preparatório (PP) nº 1.27.000.001274/2014-21 para apuração de suposta cobrança irregular de taxas pela Faculdade São Gabriel – Novaunesc, a cobrança é abusiva tendo em vista que não há amparo legal.

    Para o MPF, a Portaria Normativa do MEC nº 40, de 12 de janeiro de 2007, no artigo 32, determina que a expedição do diploma considera-se incluída nos serviços educacionais prestados pela instituição, não ensejando a cobrança de qualquer valor, ressalvada a hipótese de apresentação decorativa, com a utilização de papel ou tratamento gráfico especiais, por opção do aluno.

    O juízo da 2ª Vara da Justiça Federal, atendeu parcialmente os pedidos do Ministério Público Federal e determinou que a Faculdade São Gabriel – Novaunesc se abstenha de cobrar taxas para a execução de serviços de natureza ordinária, tais como primeira via de carteira de identificação, certidão de estudos, certidão de graduação, certidão de pós-graduação, dispensa de disciplina, Enem, documentos para fins de transferência, histórico escolar, programa de disciplina, alteração em data de vencimento, assinatura de plano de curso, recadastramento, trancamento de matrícula, e acesso como portador de curso superior.

    O juízo deixou de condenar as partes nas custas e nos honorários advocatícios, com fundamento no art. 18, da Lei nº 7.347/1985.

    Confira a sentença.

    ACP nº 7635-70.2015.4.01.4000

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI)

    (86) 3214-5925/ 5987

    prpi-ascom@mpf.mp.br

    facebook.com@MPFederal

    twitter@MPF_PI

    instagram@mpf_oficial

    Relacionadas
    • MPF/PI ajuíza ação contra faculdade por cobrança ilegal de taxas
    • Publicações37267
    • Seguidores708
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações198
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-determina-que-faculdade-suspenda-cobranca-de-taxas/612470244

    Informações relacionadas

    Bruno Henrique Vaz Carvalho, Advogado
    Artigosano passado

    Faculdades e Universidades podem cobrar taxa de colação de grau, de emissão de diploma, histórico ou conteúdo programático?

    Rafael Bueno, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Trancamento de matrícula: o que fazer? Conheça os seus direitos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)